Concessionária apresenta relatório de andamento das obras na BR 163 em MT

Em reunião na ANTT, Nova Rota do Oeste mostra que obras de recuperação de pavimento na rodovia federal estão avançando

Fonte: CenárioMT com Assessoria

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Divulgação

Menos de dois meses após a assinatura do novo contrato de concessão da BR- 163 em Mato Grosso, a Nova Rota do Oeste (CRO) já realizou a recuperação funcional e profunda de cerca de 90 quilômetros de asfalto, no trecho entre Cuiabá e Sinop (MT). Os avanços foram apresentados durante reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres na última semana.

No total, cinco frentes de trabalho estão sendo executadas. As empresas foram contratadas para a recuperação do pavimento da Rodovia dos Imigrantes, do km 495,5 ao km 524 da BR-070, nesse trecho 50% do asfalto já foi recuperado; de Cuiabá a Jangada, do km 434,4 ao km 502,7; de Jangada a Rosário Oeste, do km 502,7 ao km 543,5; de Nova Mutum a Lucas do Rio Verde, do km 593 ao km 693; e de Lucas do Rio Verde a Sinop, do km 693 ao km 855. No total, serão 442 km recuperados da atual via, em até um ano.

Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, essas obras imediatas já mudam o patamar da rodovia, importante corredor logístico para o escoamento de grãos no Brasil. “Essas frentes de trabalho representam o primeiro passo para a solução dos problemas enfrentados ao longo dos anos pelo Mato Grosso. Além de garantir mais segurança e conforto a todos os usuários da BR-163”, destacou Vitale.

O investimento total previsto no projeto é de R$ 7,5 bilhões e deve ser implementado em até oito anos, e será aplicado também na construção de 26 km de vias marginais, na instalação de 450 câmeras de segurança CFTV e 850 km de fibra óptica, entre outras melhorias. O cronograma da MT PAR está adiantado e espera entregar todas as obras o mais rápido possível.

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Histórico

O não cumprimento dos investimentos previstos no contrato de concessão entre ANTT e Rota do Oeste, que resultou em prejuízos sociais e econômicos para a população mato-grossense, levou o Poder Público a procurar soluções para resolver a situação. Antes de sofrer um processo de caducidade, a CRO solicitou a devolução da rodovia, para que o governo federal fizesse uma relicitação. A transferência de controle acionário foi a solução encontrada como alternativa à relicitação. E, no dia 4 de maio deste ano, o Governo do Mato Grosso por meio da MT PAR, sociedade de economia mista mato-grossense, assumiu a concessão da BR-163.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.