CNH Social em Mato Grosso: Isenção de taxas para primeira habilitação

Fonte: CENÁRIOMT

1.670 Primeiros Beneficiados do SER Família CNH Social Serão Convocados em Mato Grosso
Foto por: Lidiana Cuiabano/Detran-MT

A partir do dia 11 de março, residentes em Mato Grosso, com idade acima de 18 anos e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, terão a oportunidade de requerer a isenção de taxas e custos relacionados às aulas teóricas e práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Este benefício é possível graças ao programa CNH Social, estabelecido pela Lei nº 12.286/2023 após aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e foi regulamentado pelo Poder Executivo nesta quinta-feira (29).

Com a regulamentação do programa, os interessados devem se inscrever no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), sendo que a lista das inscrições aprovadas será encaminhada para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para providenciar o atendimento necessário.

A Lei 12.286, originada a partir de um projeto apresentado pelo deputado Cláudio Ferreira, visa garantir que pessoas em situação de baixa renda tenham acesso à primeira CNH, mesmo sem condições financeiras para arcar com os custos. O objetivo é promover a segurança no trânsito e aumentar as oportunidades de emprego para essa parcela da população.

O governador Mauro Mendes destaca que o programa cobrirá integralmente as taxas de emissão para os beneficiários que atenderem aos critérios estabelecidos.

[Continua depois da Publicidade]

“Os cidadãos de baixa renda cadastrados no CadÚnico poderão obter sua CNH sem nenhum custo. Eles terão acesso a esse benefício e serão isentos de todas as taxas cobradas para emissão da carteira”, ressaltou o governador Mauro Mendes.

Os beneficiários do programa não terão despesas relacionadas a exames médicos e psicológicos, exames teóricos e práticos de direção veicular, bem como outras taxas administrativas referentes ao processo de obtenção da CNH nas categorias A ou B. É importante ressaltar que cada beneficiário tem direito a apenas um reexame, caso necessário. Este programa representa um importante passo para promover a inclusão e facilitar o acesso à habilitação para aqueles que mais precisam.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).