Cidade de Mato Grosso declara emergência devido a fortes chuvas

Fonte: CENÁRIOMT

Cidade de Mato Grosso declara emergência devido a fortes chuvas
Cidade de Mato Grosso declara emergência devido a fortes chuvas

A prefeitura de Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso, decretou estado de emergência em virtude das intensas chuvas que têm castigado a região. O decreto, assinado pela prefeita Luzia Nunes Brandão, foi publicado nesta sexta-feira (01) e tem validade de 180 dias.

Segundo o documento, as chuvas torrenciais resultaram na destruição de estradas e pontes, ocasionando deslizamentos, atoleiros e a interdição de estradas vicinais, comprometendo o acesso às principais rodovias do município.

“Destaca-se, ainda, que a situação tem acarretado transtornos e prejuízos para a população, principalmente nas áreas rurais. Declara-se a existência de situação anormal por intempérie natural, caracterizada como Situação de Emergência no Município de Ribeirão Cascalheira-MT, ocasionada pelas fortes chuvas, resultando em elevado índice pluviométrico e afetando diversas áreas do Município, especialmente as áreas rurais com a queda de diversas pontes, conforme constatação da Comissão de Defesa Civil”, destaca um trecho do decreto.

Com a medida, que atende a recomendação da Defesa Civil, a prefeitura está autorizada a acionar órgãos municipais para atuarem em ações de resposta ao desastre e na reconstrução do município. Além disso, pode convocar voluntários para reforçar essas ações de resposta ao desastre e promover campanhas de arrecadação de recursos.

[Continua depois da Publicidade]

Durante esse período, as famílias em situações de risco serão realocadas para locais seguros, e a desmontagem e reconstrução de edificações em áreas seguras serão apoiadas pela comunidade.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).