Cidadão pode fazer denúncia online de crimes pelo E-Denúncias Sesp

Ferramenta digital permite denunciar mais de 14 tipos de crimes de forma anônima e sem sair de casa.

Fonte: CenárioMT

Cidadão pode fazer denúncia online de crimes pelo E-Denúncias Sesp
Cidadão pode fazer denúncia online de crimes pelo E-Denúncias Sesp - Foto: SESP

Agora, qualquer cidadão pode denunciar crimes sem sair de casa utilizando o E-Denúncias Sesp, um serviço online disponibilizado pela Mato Grosso. A plataforma permite o registro de denúncias relacionadas a mais de 14 tipos de crimes, com garantia total de anonimato.

Além do site, também é possível fazer denúncias pelos telefones 197 ou 181. Em ambos os canais, é fundamental fornecer informações detalhadas como local, data, hora, nomes de envolvidos (suspeitos, vítimas e autores) e onde essas pessoas podem ser encontradas.

Entre os crimes que podem ser denunciados estão: facções criminosas, crimes ambientais, estelionato, foragidos da Justiça, homicídios, desaparecimento de pessoas, porte ou comércio ilegal de armas e munições, roubos, furtos, tráfico de drogas, violência contra a mulher e o idoso, tráfico de pessoas, crimes eleitorais, corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros.

Para denúncias específicas sobre facções criminosas, como extorsão, há um canal exclusivo pelo número 181. Este serviço foi criado como parte do programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas, lançado em novembro do ano passado, e também pode ser acessado diretamente na plataforma online, no ícone “facções criminosas”.

De acordo com o secretário adjunto de Integração Operacional, todas as denúncias são analisadas, apuradas e encaminhadas às unidades competentes, além de serem compartilhadas com os setores de inteligência das forças de segurança.

Somente neste ano, o sistema já recebeu mais de seis mil denúncias. No ano anterior, foram registradas 7.420 denúncias.

Em casos de emergência, os contatos recomendados são:

  • Polícia Militar: 190
  • Corpo de Bombeiros: 193
  • Polícia Judiciária Civil (Cuiabá e Várzea Grande): 197
  • Polícia Judiciária Civil (outras cidades): 181
  • Polícia Judiciária Civil (outros Estados): (65) 3613-6981
  • Secretaria de Mobilidade Urbana: 118
  • Guarda Municipal de Várzea Grande: 153
  • Polícia Rodoviária Federal: 191
  • Defesa Civil: 199