Cerca de 150 jovens de Lucas do Rio Verde realizam Juramento à Bandeira

Todos aqueles que completam 18 anos devem comparecer à Junta Militar para se alistar

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter

(Foto: Ascom Prefeitura/Daniela Meinerz)

 

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou, nesta sexta-feira (13), mais uma Cerimônia de Juramento à Bandeira e entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação Militar (CDI) de 2019. Participaram do ato jovens do Alistamento da Classe 2001 e anteriores, que realizaram seus alistamentos no período de 1º de julho a 31 de agosto deste ano.

[Continua depois da Publicidade]

Cerca de 150 jovens fizeram o alistamento pela 135º Junta do Serviço Militar e Departamento de Identificação. A solenidade, realizada no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, foi conduzida pelo Tenente Corrêa, do Corpo de Bombeiros, e contou com a participação do Soldado Faria e do secretário municipal de Segurança e Trânsito, Edgar Rojas.

“É uma cerimônia muito importante, um ato de civismo e um ato militar, e nós, como Corpo de Bombeiros Militar, somos forças auxiliares do Exército Brasileiro e das forças militares como um todo. O Juramento à Bandeira é muito importante, pois é a passagem para vida adulta para estes jovens”, explanou Tenente Corrêa.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a Secretaria de Segurança e Trânsito, todos os homens que completam 18 anos devem comparecer à Junta Militar para se alistar. Os jovens devem apresentar o documento de identidade (RG) ou certidão de nascimento, comprovante de endereço e uma foto 3×4.

“Nesta data, estes jovens conquistam sua cidadania plena, estão quites com as obrigações da forças militares, mas poderão ser chamados a qualquer momento para atuar ombro a ombro com os irmãos da ativa para defender a nossa nação”, destaca Rojas.

O alistamento é obrigatório e aqueles que não o fizerem dentro do prazo estabelecido pagam multa e ficam impedidos de assumir concurso público, se matricular em qualquer instituição de ensino superior, retirar passaporte, entre outros impedimentos.

Para o jovem Daniel Kozlowski, “este é um compromisso, um documento importante que nos deixa apto para diversas coisas na vida, além de estar pronto para servir conforme a necessidade do país”.

A Junta do Serviço Militar e Departamento de Identificação ficam na Galeria Central de Serviços, localizada na Avenida Paraná próximo à Avenida Goiás, no Centro. O horário de atendimento ao público é das 7h às 11h e das 13h às 16h.

Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência será promovida em Lucas do Rio Verde

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .