Celulares são apreendidos em massa e fugas caem 63% em presídios de Mato Grosso

Com ações intensificadas e operações simultâneas, sistema penitenciário de Mato Grosso registra queda expressiva nas fugas e grandes apreensões de materiais ilícitos.

Fonte: CenárioMT

Celulares são apreendidos em massa e fugas caem 63% em presídios de Mato Grosso
Celulares são apreendidos em massa e fugas caem 63% em presídios de Mato Grosso - Foto: CenárioMT

As unidades prisionais de Mato Grosso registraram avanços significativos na segurança durante o primeiro semestre de 2025. A Secretaria de Estado de Justiça apreendeu 2.387 celulares em 41 presídios, resultado de 405 operações de revista. Em 16 unidades, nenhum aparelho foi encontrado, e em outras sete, apenas um celular foi apreendido em cada uma.

O secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, atribui os resultados ao Programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas, implementado pelo governo estadual em novembro do ano anterior. A iniciativa tem como foco reduzir a criminalidade e reforçar a segurança interna dos presídios.

Além dos celulares, foram retirados do sistema penitenciário 907 chips, 4.805 porções de entorpecentes, 27 drones, 1.072 carregadores de celular e 248 armas artesanais. A Polícia Penal tem atuado com reforço tecnológico e melhorias nos procedimentos operacionais internos para combater ilícitos e fortalecer o controle nas unidades.

Entre os casos registrados, oito advogados foram flagrados tentando entrar com materiais ilícitos ou documentos falsificados. Um deles, em fevereiro, foi detectado pelo escâner corporal com cerca de 1.200 quilos de cigarros escondidos no paletó. Em outro caso, uma porção de maconha foi encontrada dentro de uma caneta. Todos os episódios foram comunicados à Ordem dos Advogados do Brasil.

Outro dado relevante é a redução de 62,85% nas fugas em comparação ao primeiro semestre de 2024, caindo de 35 para 13 ocorrências. A queda é atribuída ao reforço nas revistas e ao bloqueio sistemático de materiais ilícitos.

De dezembro a maio, cinco operações simultâneas foram realizadas nas 41 unidades. A primeira ação apreendeu 173 celulares, enquanto a última registrou apenas 32 – uma redução de 81,5%.

“Estamos intensificando o controle para garantir mais segurança à sociedade. As ações conjuntas dos nossos policiais penais mostram resultados concretos na redução do crime e na proteção da população”, reforçou Bruzulato.