Casamentos em Mato Grosso podem ser celebrados por videoconferência

Norma permite celebrações via Google Hangouts Meet, Cisco, LifeSize, Zoom, Microsoft Teams, ou Whatsapp e visa diminuir impactos da COVID-19 no Estado

Fonte: CenárioMT

Número de casamentos em Mato Grosso supera metade dos registros de janeiro de 2023
Número de casamentos em Mato Grosso supera metade dos registros de janeiro de 2023

A pandemia de coronavírus mudou radicalmente a forma de convivência entre as pessoas, principalmente entre os casais. Para muitos, se tornou um motivo a mais de reforço no desejo de formalizar o matrimônio perante à sociedade. Agora, noivos de Mato Grosso poderão casar de forma virtual, por intermédio de aplicativo de videoconferência, disponibilizado pelos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado.

A modalidade foi autorizada por meio do Provimento nº 7/2021 da Corregedoria Geral de Justiça do Estado, que determina que a celebração de casamento por vídeo deverá ser realizada em comum acordo entre o juiz de paz e oficial do registro, por meio de plataformas virtuais disponíveis como Google Hangouts Meet, Cisco, LifeSize, Zoom, Microsoft Teams, ou WhatsApp, as quais deverão ser instaladas previamente pelo cartório.

[Continua depois da Publicidade]

Em ambiente virtual, as testemunhas deverão assinar requerimento por meio de certificação digital válida, emitida em conformidade com o padrão ICP-Brasil. Caso optem pela assinatura presencial, deverão assinar o requerimento de habilitação. Realizados os trâmites legais, os noivos deverão agendar data e hora junto ao cartório de sua região para a realização do matrimônio. Participarão simultaneamente da cerimônia virtual o juiz de paz, registrador ou escrevente autorizado, e as duas testemunhas.

Antes de concluir o ato de registro, o oficial encaminhará a minuta aos declarantes para conferência e aprovação, por meio da Central Eletrônica de Integração e Informações dos Serviços Notariais e Registrais do Estado de Mato Grosso (CEI-MT). Para a assinatura do registro do ato em livro, o registrador civil poderá solicitar a assinatura dos interessados por meio de certificado digital válido, através da CEI-MT ou, presencialmente, na sede da serventia, os quais deverão estar com os documentos originais para conferência e arquivamento.

[Continua depois da Publicidade]

Ao fim do processo, será anexada ao processo de habilitação a captura de tela (print) com a imagem colhida do grupo virtual que comprove a realização do ato, e as mensagens dos participantes contendo a expressão: “participei da celebração”.

Sobre a Anoreg/MT

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) congrega os 243 Cartórios distribuídos em todos os municípios do Estado. A entidade reúne cartórios de cinco especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto e Registro de Imóveis. As principais funções relacionadas aos Cartórios extrajudiciais são a garantia de fé pública, autenticidade, publicidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos pessoais, patrimoniais e negociais da população brasileira, contribuindo para prevenir litígios e desburocratizar os serviços ao cidadão.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .