Com uma proposta imersiva, o projeto de divulgação científica “Ao Infinito e Além: uma viagem pelo universo de Santos Dumont a James Webb” tem levado conteúdos sobre astronomia, astronáutica e exploração espacial a estudantes da rede pública de 11 municípios de Mato Grosso. A iniciativa tem o objetivo de despertar vocações, ampliar horizontes e transformar escolas em verdadeiros polos de exploração do cosmos.
A caravana científica é composta por três professores e dez acadêmicos dos cursos de Matemática e Computação do câmpus da Unemat em Cáceres. A próxima etapa do roteiro inclui os municípios de Reserva do Cabaçal (16/6), Indiavaí (17), Figueirópolis D’Oeste (18) e Jauru (19).
Com ações itinerantes, o projeto já passou por Salto do Céu, Mirassol D’Oeste, Glória D’Oeste, Porto Esperidião, Caramujo, Lambari e Rio Branco, impactando mais de 2 mil pessoas.
Em cada localidade, a recepção tem sido marcada por entusiasmo e forte adesão. Filas se formam para participar das atividades, que provocam emoção em alunos, professores e moradores.
Entre os destaques da caravana estão as projeções em 360º dentro de uma cúpula inflável, que transporta os participantes a uma jornada visual por estrelas cadentes, cometas, planetas e constelações. A programação inclui ainda observações em telescópios, exposições interativas, oficinas científicas e outras experiências imersivas.
O projeto busca envolver todos os públicos locais. “Queremos que os alunos se vejam como produtores de conhecimento, e não apenas como espectadores da ciência”, afirmam os coordenadores Marcos Francisco Borges, Rita de Cássia Pereira Borges e Vitérico Jabur Maluf.
Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (Ceicim), a caravana também pretende reforçar uma educação pública mais investigativa e conectada com os desafios do século XXI.