Capacitação digital transforma a vida de idosos em Santo Antônio de Leverger

Aulas gratuitas do projeto Muxirum Digital promovem inclusão digital para idosos e pessoas em vulnerabilidade social em Santo Antônio de Leverger.

Fonte: CenárioMT

Capacitação digital transforma a vida de idosos em Santo Antônio de Leverger
Capacitação digital transforma a vida de idosos em Santo Antônio de Leverger - Foto: Ascom Seciteci

Mato Grosso recebeu nesta terça-feira (17) a aula inaugural do Muxirum Digital, projeto que oferece capacitação digital para idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa teve início na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, em Santo Antônio de Leverger.

O programa é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapemat) e já foi lançado anteriormente em Cuiabá. A proposta também chegará a Chapada dos Guimarães, levando conhecimento sobre o uso de celulares e aplicativos essenciais no dia a dia.

[Continua depois da Publicidade]

Com uma metodologia acessível, o Muxirum Digital oferece aulas práticas e materiais didáticos gratuitos em linguagem simples, pensando nas pessoas que têm pouca ou nenhuma familiaridade com tecnologia.

“Eu fico muito feliz e satisfeita. Já tivemos o Muxirum de Alfabetização aqui e foi um sucesso. A nossa expectativa é que este projeto alcance o mesmo resultado”, afirmou a professora Hozana Gonçalves, coordenadora do projeto em Santo Antônio de Leverger.

[Continua depois da Publicidade]

Hozana destacou ainda a importância dos materiais de apoio. “O conteúdo em apostila é muito completo e vai suprir todas as necessidades dos alunos. Esperamos que esses idosos e adultos possam superar as dificuldades no acesso à tecnologia, principalmente aqueles que vivem na zona rural e muitas vezes estão sozinhos”, completou.

Presente no evento, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, parabenizou os participantes e reforçou o compromisso do governo com a democratização do acesso digital. “Estar aqui é um desafio, mas vocês estão provando que nunca é tarde para aprender. E mais, estamos avaliando a possibilidade de sortear tablets e smartphones no encerramento do curso para quem mantiver bons índices de presença”, anunciou.

O lançamento contou ainda com a participação de Dannyele Zamar, coordenadora estadual do Muxirum Digital, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, do CRAS e do Serviço de Convivência, que reafirmaram o apoio ao projeto.

O Muxirum Digital é uma iniciativa da Seciteci, com investimento de R$ 390 mil da Fapemat, contemplando 280 vagas distribuídas entre três municípios, com turmas de até 40 alunos. As inscrições são feitas por meio de busca ativa, garantindo o acesso de quem mais precisa.

A próxima aula inaugural ocorrerá em Chapada dos Guimarães, no dia 18 de junho, dando sequência às ações do projeto, que seguirá até outubro de 2025.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]