Campanha de vacinação contra Influenza segue até o dia 30 na Capital

Baixa adesão de grupos prioritários ocorre devido ao medo de contaminação pelo novo coronavírus. Mas equipes de saúde estão tomando medidas de prevenção nas unidades

Fonte: CenarioMT

2020 06 21 18:46:27
Gustavo Duarte

A campanha de vacinação contra a Influenza em Cuiabá teve sua data de encerramento prorrogada até o dia 30 de junho, em 93 unidades básicas de saúde de Cuiabá, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. A medida é necessária porque a capital ainda não atingiu a meta de 90% de imunização dos grupos prioritários. Até a manhã desta quarta-feira (17), houve cobertura de 83, 42% dos grupos prioritários. Apenas os profissionais da saúde e os idosos alcançaram e até ultrapassaram a meta de imunização, com os índices de 170% e 133%, respectivamente.

O que chama a atenção é a baixa adesão dos grupos compostos por crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), com 37,57%, 34,36% e 46,96% da meta atingida, respectivamente. Adultos entre 55 a 59 anos também estão bem abaixo do esperado. Das mais de 22 mil doses disponibilizadas, apenas 8,7 mil aproximadamente foram aplicadas, o que representa 38,25% desse público. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). 

A prorrogação da campanha é mais uma oportunidade para que as pessoas contempladas nos grupos prioritários possam receber a vacina, que protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B.

De acordo com a Responsável Técnica do Programa de Imunização do Município, Sandra Horn, a baixa procura nas unidades de saúde por parte da população ocorre tanto no caso da Influenza, quanto para outros tipos de vacina. Uma das explicações para esse quadro é o receio das pessoas em se exporem ao novo coronavírus, causador da Covid-19, o que tem ocorrido em todo país.

[Continua depois da Publicidade]

Mas Sandra Horn ressalta que as equipes dos postos de saúde do Município estão tomando as medidas de biossegurança necessários, como controle de entrada para evitar aglomerações, e disponibilização de álcool para higienização das mãos dos usuários, além da obrigatoriedade do uso de máscaras. 

A influenza é uma infecção que pode se apresentar com gravidade, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A hospitalização e a morte ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco. 

Fases da campanha

Em Cuiabá, a campanha de vacinação da Influenza começou no início de abril, com aa vacinação de mais de 61 mil idosos e de quase 26 mil profissionais da saúde pública e privada. 

Na segunda fase, que ocorreu entre os dias 23 de abril e 9 de maio, a meta foi imunizar 45 mil profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Para evitar aglomerações, houve mutirões de vacinação nos batalhões do Exército, sede da Polícia Federal, delegacias, Comando Geral da Polícia Militar, sindicatos e estradas. 

A terceira fase da vacinação da Influenza ocorreu por etapas entre os dias 9 de maio a 5 de junho, voltada para professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas e adultos de 55 a 59 anos.