Após intervenção, hospital Regional de Sinop realiza 21 transferências e 36 cirurgias

Fonte: Thaís Fávaro-OD

1 285
Foto: Josiane Pettengill

Desde a sua intervenção anunciada em 17 de janeiro, o Hospital Regional de Sinop (480 Km de Cuiabá) já viabilizou 21 transferências intermunicipais de pacientes e 36 cirurgias. Os procedimentos aconteceram através de uma parceria entre a Secretaria de Estado e Saúde (SES-MT), a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop e o Hospital Regional Metropolitanos de Várzea Grande. Uma média de sete procedimentos cirúrgicos por dia, maior que a média registrada nos últimos  três meses, que era de cinco operações.

Servidor e interventor da unidade hospitalar, Jean Carlos Alencar da Silva ressalta o êxito da força-tarefa traçada entre estado e municípios. “A união dessas forças resultou na média de sete procedimentos cirúrgicos por dia. Existiam casos de pacientes que esperavam há mais de três meses por uma cirurgia de coração”, declarou.

O servidor ainda reforçou que todas as transferências são motivadas pela realização dos procedimentos cirúrgicos. “Em grande parte dos casos de transferência, a cirurgia acontece de imediato, logo que os pacientes adentram à unidade hospitalar. Contudo, alguns pacientes precisam aguardar a obtenção do quadro clínico ideal para um procedimento cirúrgico”, explicou Jean.

Até o dia 31 de janeiro, a equipe interventora prioriza o levantamento dos passivos financeiros, as rescisões dos trabalhadores que estabelecem vínculo com o Instituto Gerir e a contratação desses profissionais para a continuidade do serviço prestado.​

[Continua depois da Publicidade]

Intervenção

No dia 17 de janeiro, o Governo do Estado divulgou o decreto que determinou a intervenção no gerenciamento, na operacionalização e execução dos serviços de saúde no Hospital Regional de Sinop, até então administrado pelo Instituto Gerir.

O secretário de Saúde esteve no município e acompanhou o processo de retomada da unidade hospitalar. Durante os dois dias em que esteve em Sinop, Gilberto Figueiredo promoveu reuniões de alinhamento com diversos setores da Saúde; reavaliação dos contratos com fornecedores, verificação do patrimônio estatal e apreciação dos sistemas de controle foram assuntos que pautaram os diversos encontros.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.