Alunos de escola municipal de Sorriso participam de projeto de Robótica Espacial

Fonte: CENÁRIOMT

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Alunos da Escola Municipal São Domingos, estão participando de um projeto de robótica que terá participação de alunos de várias cidades brasileiras. O grupo de 50 estudantes será orientado pela professora Maria Cecília, que é responsável pelo programa de Robótica do município.

Maria Cecília participou de uma live de lançamento do projeto piloto Robótica Espacial, uma iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília – UnB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira. O projeto é baseado no robô lunar Artemis. Alunos de escolas públicas de todo o país foram desafiados a construir um robô Rover, semelhante ao desenvolvido pela Nasa.

Em tempos de pandemia e aproveitando os recursos tecnológicos, os alunos vão desenvolver o projeto usando uma plataforma que pode ser baixada em computadores, tablets e celulares, conforme a realidade do aluno. “A criança que não tem internet, ela baixa a plataforma e vai poder construir o robô dele”, explicou a professora.

Com o andamento do projeto, o aluno vai poder desenvolver a criatividade e habilidade. Após essa etapa, já com as ideias definidas, as peças serão impressas em impressoras 3D, equipamento que também poderá ser desenvolvido pelos alunos.

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“A partir do momento em que desenvolverem as ideias deles, ter um acompanhamento e fizerem as atividades, eles vão receber um certificado de jovem cientista. Já é um começo, um start”, detalhou Maria Cecília.

Interesse por tecnologia

A professora observa que os alunos, de forma geral, têm mostrado bastante interesse quando o assunto é robótica, principalmente em razão dos avanços tecnológicos que a sociedade vive. Maria Cecília explica que os jovens hoje são ‘muito visuais’, práticos, e desenvolvem um interesse pela ciência e tecnologia, principalmente quando são estimulados a desenvolver projetos criados por eles.

“Como estamos na educação STEAM, que é uma sigla em inglês que significa Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. O governo federal mostrou a preocupação de desenvolver essa modalidade STEAM no currículo escolar”, pontuou.

A pandemia de coronavírus evidenciou a necessidade de ampliar o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas. Com indivíduos em isolamento domiciliar, restou fazer a conexão de forma remota.

“É um desafio fazer um projeto desse porte na pandemia. Na sala de aula é diferente, estou sempre incentivando os alunos, tem os campeonatos de robótica, que são um incentivo. Como não está sendo presencial, tudo é feito online. É um desafio maior para poder manter os alunos motivados”, avalia.

Maria Cecília de Lira é Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Novas Tecnologias Educacionais, Pós-graduada em Robótica Educacional, Coordenadora Pedagógica de Robótica Educacional em Sorriso e formadora Pedagógica de Robótica Educacional (Robótica sustentável, linguagem de programação com Scratch, Wedo 2.0, Microbit, Ev3, arduíno). Ela também é Spike Prime Influencers e Embaixadora da Inovação Lego Education.

Antes de assumir a Coordenação Pedagógica de Robótica Educacional pela Prefeitura Municipal de Sorriso, ela atuou por 3 anos como Professora de Robótica Educacional pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde.