Agricultores são multados em R$ 10 milhões por impedir regeneração de mata e poluir Floresta Amazônica em MT

Fonte: G1

Foto: Sema-MT/Divulgação

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) aplicou multa de R$ 10 milhões a agricultores que estavam usando quatro mil hectares de terra embargadas em São José do Rio Claro e Nova Maringá, a 325 km e 392 km de Cuiabá. As áreas pertencem a uma região de floresta amazônica.

Também foram apreendidos um trator de esteira e um pulverizador agrícola. A ação ocorreu entre os dias 6 e 9 de abril.

[Continua depois da Publicidade]

Os proprietários foram autuados por descumprir o embargo, impedir a regeneração da mata e exercer atividade com potencial poluidor sem autorização da Sema.

Em áreas embargadas por desmatamento ilegal o dono da terra fica impedido de exercer atividades econômicas no local, como por exemplo, agricultura ou pecuária e, além de responder administrativamente, deve permitir que a floresta cresça novamente.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a ação, os fiscais também flagraram o desmate ilegal de 600 hectares. Esta semana, outras quatro equipes da secretaria fazem operação de combate ao desmatamento ilegal e outros crimes contra a flora.

De acordo com a Sema-MT, as atividades de fiscalização ambiental, que incluem as ações de monitoramento e controle de crimes ambientas como desmatamento e exploração florestal ilegais, pesca predatória, caça ilegal, poluição causara por empreendimentos, dentre outros, seguem em pleno funcionamento.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.