Acompanhe a apuração e totalização dos votos das Eleições Municipais 2020 e da Suplementar para cargo de Senador(a); saiba como

Fonte: CENÁRIOMT

acompanhe a apuracao e totalizacao dos votos das eleicoes municipais 2020 e da suplementar para cargo de senadora saiba como 987561

A Justiça Eleitoral disponibiliza duas plataformas para que o cidadão acompanhe a apuração e totalização dos votos das Eleições Municipais 2020 e da Suplementar para um cargo de Senador(a). Tratam-se do aplicativo ‘Resultados’ e o site ‘Divulga’.

Disponível na Google Play e na App Store, o aplicativo “Resultados” apresenta a contagem dos votos em todo o país em tempo real, conforme os boletins são divulgados pela Justiça Eleitoral. A pesquisa pode ser feita por Estados e municípios, com os cargos em disputa em separado, mostrando sempre os mais votados. O eleitor pode ainda, consultar os votos nominalmente, ou seja, buscando o candidato que desejar. Ao final da apuração, é apresentado na plataforma os candidatos eleitos, assim como os que irão disputar o segundo turno.

Uma novidade do aplicativo para 2020 é a apresentação da foto dos candidatos na exibição dos resultados parciais e final. No dia seguinte à apuração, o aplicativo irá disponibilizar a exibição dos Boletins de Urna de todas as seções eleitorais. 

A segunda opção para acompanhar a apuração e totalização de votos das duas Eleições não necessita da instalação de aplicativos. O divulga.tse.jus.br apresenta o percentual de urnas já apuradas, os votos de cada candidato, além dos votos brancos e nulos. 

[Continua depois da Publicidade]

Ferramenta de fiscalização: Boletim na Mão

Após o encerramento da votação, toda urna eletrônica fornece um boletim, que contém o total de votos recebidos por cada candidato (sem relacionar a inscrição eleitoral do eleitor), bem como outras informações, entre elas, o número de eleitores que votaram e os que se ausentaram. Esse documento chama-se Boletim de Urna (BU).

A aplicativo “Boletim na Mão” permite que o cidadão faça a leitura do BU e receba uma cópia digital. Para isso, basta apontar a câmera do celular para o QR Code contida no final do boletim.

Com essa informação, o cidadão pode atuar como um fiscal do processo eleitoral, conferindo se os dados coletados em cada seção eleitoral correspondem aos totalizados e divulgados pelo TSE.

O app Boletim na Mão está disponível na Google Play (Android) e na App Store (IOs).