23.1 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 28 novembro, 2020
Início CENÁRIO POLÍTICO Apuração e totalização dos votos das Eleições Municipal de Cuiabá e da...

Apuração e totalização dos votos das Eleições Municipal de Cuiabá e da Suplementar para um cargo de Senador (a) acontecerá na sede do TRE-MT

Por CENÁRIOMT

A apuração e totalização dos votos das Eleições Municipal de Cuiabá e da Suplementar para um cargo de Senador (a) acontecerá nas dependências do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Por conta da Pandemia, o acesso ao prédio do Tribunal e a Casa da Democracia será restrito aos magistrados, servidores e demais colaboradores que estiverem à serviço da Justiça Eleitoral, bem como dois delegados/fiscais por partido e coligação devidamente credenciados, cuja participação está prevista em lei.

 

De 2004 até 2018 a apuração e totalização das Eleições Gerais e da Municipal de Cuiabá ocorreu no Centro de Eventos do Pantanal. Este ano, por conta da Pandemia, a atual Gestão optou por realizar os trabalhos no prédio do Tribunal com restrições de acesso, de forma a manter o protocolo sanitário adotado desde o dia 23 de março, como medida de prevenção ao contágio do COVID-19. A medida resultou ainda, na economia de recurso público em quase R$ 270.000,00. Em 2018, o TRE-MT gastou R$ 266.278,00 com a locação do Centro de Eventos do Pantanal, considerando o 1º e 2º turnos.

 

Também acontecerá nas dependências do Tribunal, os trabalhos da Comissão da Votação Paralela. Já o cadeião funcionará na Casa da Democracia.

 

Nos demais municípios a apuração e totalização dos votos das duas eleições ocorrerá na sede da zona eleitoral responsável.

 

Para garantir que a sociedade acompanhe a realização dos trabalhos desenvolvidos no Tribunal, a Justiça Eleitoral irá transmitir em formato virtual e em tempo real a apuração e totalização das duas eleições, bem como os trabalhos da Comissão da Votação Paralela.

 

A apuração e totalização da Eleição Suplementar para um cargo de Senador(a) e a Votação Paralela serão transmitidas pelo canal oficial do TRE no YouTube. Já a apuração e totalização da Eleição Municipal de Cuiabá será transmitida pela TV Assembleia, no canal 30.1.

 

O atendimento à imprensa ocorrerá integralmente em ambiente virtual. Para este público, a Assessoria de Comunicação do TRE-MT elaborou um Plano de Mídia. Veja aqui.

 

A apuração e totalização dos votos pode ser acompanhada por qualquer cidadão por meio do aplicativo “Resultados” disponível gratuitamente para Android e IOs ou pelo site: divulga.tse.jus.br.

 

Segurança

 

Para garantir, no dia da eleição, a segurança dos trabalhos de apuração e também a segurança dos cidadãos que estiverem em efetivo exercício no prédio do Tribunal e na Casa da Democracia, uma equipe multidisciplinar composta por servidores da Casa Militar, Polícias Militar e Civil, Corpo Militar de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (SESP-MT) elaborou um Plano de Segurança Orgânica. Para a elaboração desse Plano, que será executado no dia do pleito, a equipe multidisciplinar analisou todos os riscos em relação as barreiras físicas, controle de acesso, infraestrutura, segurança de informação nas áreas e instalações e vigilância física.

 

O acesso armado ao prédio do Tribunal, bem como a Casa da Democracia será restrito aos policiais e demais profissionais em serviço e que tenham porte de arma.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas

Domingo de eleições será nublado e com temperatura próxima dos 40º C em Cuiabá

Neste domingo (29) de segundo turno das eleições municipais, Cuiabá tem apenas 5% de chances de chuva, de acordo com o Centro de Previsão...

Polícia Civil de Lucas do Rio Verde recebe agradecimento de casal vítima de roubo

A equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) recebeu o carinho especial de duas vítimas de roubo...

Homem que matou mulher e estuprou a filha dela de 11 anos é preso em Mato Grosso

O homem acusado de duplo estupro seguido de morte ocorrido na madrugada de segunda-feira (23.11) em Barra do Garças (509 km a leste de...

‘Surto de covid-19’ faz federação adiar partida entre Cuiabá e Luverdense

Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) decidiu adiar a partida entre Cuiabá e Luverdense, pelas quartas de final do Campeonato Estadual, marcada para acontecer entre...
Publicidade
x