20.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 21 junho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOApuração e totalização dos votos das Eleições Municipal de Cuiabá e da...

Apuração e totalização dos votos das Eleições Municipal de Cuiabá e da Suplementar para um cargo de Senador (a) acontecerá na sede do TRE-MT

Por CENÁRIOMT

A apuração e totalização dos votos das Eleições Municipal de Cuiabá e da Suplementar para um cargo de Senador (a) acontecerá nas dependências do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Por conta da Pandemia, o acesso ao prédio do Tribunal e a Casa da Democracia será restrito aos magistrados, servidores e demais colaboradores que estiverem à serviço da Justiça Eleitoral, bem como dois delegados/fiscais por partido e coligação devidamente credenciados, cuja participação está prevista em lei.

 


--Continua depois da publicidade--

De 2004 até 2018 a apuração e totalização das Eleições Gerais e da Municipal de Cuiabá ocorreu no Centro de Eventos do Pantanal. Este ano, por conta da Pandemia, a atual Gestão optou por realizar os trabalhos no prédio do Tribunal com restrições de acesso, de forma a manter o protocolo sanitário adotado desde o dia 23 de março, como medida de prevenção ao contágio do COVID-19. A medida resultou ainda, na economia de recurso público em quase R$ 270.000,00. Em 2018, o TRE-MT gastou R$ 266.278,00 com a locação do Centro de Eventos do Pantanal, considerando o 1º e 2º turnos.

 

Também acontecerá nas dependências do Tribunal, os trabalhos da Comissão da Votação Paralela. Já o cadeião funcionará na Casa da Democracia.

 


--Continua depois da publicidade--

Nos demais municípios a apuração e totalização dos votos das duas eleições ocorrerá na sede da zona eleitoral responsável.

 

Para garantir que a sociedade acompanhe a realização dos trabalhos desenvolvidos no Tribunal, a Justiça Eleitoral irá transmitir em formato virtual e em tempo real a apuração e totalização das duas eleições, bem como os trabalhos da Comissão da Votação Paralela.

 

A apuração e totalização da Eleição Suplementar para um cargo de Senador(a) e a Votação Paralela serão transmitidas pelo canal oficial do TRE no YouTube. Já a apuração e totalização da Eleição Municipal de Cuiabá será transmitida pela TV Assembleia, no canal 30.1.

 

O atendimento à imprensa ocorrerá integralmente em ambiente virtual. Para este público, a Assessoria de Comunicação do TRE-MT elaborou um Plano de Mídia. Veja aqui.

 


--Continua depois da publicidade--

A apuração e totalização dos votos pode ser acompanhada por qualquer cidadão por meio do aplicativo “Resultados” disponível gratuitamente para Android e IOs ou pelo site: divulga.tse.jus.br.

 

Segurança

 


--Continua depois da publicidade--

Para garantir, no dia da eleição, a segurança dos trabalhos de apuração e também a segurança dos cidadãos que estiverem em efetivo exercício no prédio do Tribunal e na Casa da Democracia, uma equipe multidisciplinar composta por servidores da Casa Militar, Polícias Militar e Civil, Corpo Militar de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (SESP-MT) elaborou um Plano de Segurança Orgânica. Para a elaboração desse Plano, que será executado no dia do pleito, a equipe multidisciplinar analisou todos os riscos em relação as barreiras físicas, controle de acesso, infraestrutura, segurança de informação nas áreas e instalações e vigilância física.

 

O acesso armado ao prédio do Tribunal, bem como a Casa da Democracia será restrito aos policiais e demais profissionais em serviço e que tenham porte de arma.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SUSTO
Caminhonete com assessores de senador capota em Mato Grosso
junho 20, 2021
IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
Passageiro de Lucas do Rio Verde ‘passa mão’ em idosa durante viagem de ônibus
junho 20, 2021