85% dos leitos de UTI adulto, exclusivos para pacientes com covid, estão ocupados

Fonte: REDAÇÃO

85 dos leitos de uti adulto exclusivos para pacientes com covid estao ocupados 925212

Mato Grosso chegou, neste domingo (21), a 9.776 casos confirmados da covid-19, sendo que 5.681 pessoas infectadas estão em isolamento domiciliar e 3.319 estão recuperados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a covid-19, há 388 pessoas internadas, sendo 205 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 183 em enfermaria. A taca de ocupação está em 81,3% para UTIs e em 22,4% para enfermarias. Considerando apenas as UTIs adulto, o índice de ocupação já passa de 85%.

De acordo com o último boletim da secretária de Estado de Saúde (SES), na tarde deste domingo havia cinco vagas de UTI para pacientes covid-19 no interior do Estado, sendo três no Hospital Regional de Sinop (500 km ao norte em Cuiabá), uma no Hospital São Luiz, em Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) e uma no Hospital Regional de Alta Floresta.

As outras vagas estão todas em Cuiabá e Várzea Grande. Até às 16 horas de hoje, o Hospital Metropolitano de Várzea Grande tinha um leito de UTI vago, o Hospital Referência para Covid-19 em Cuiabá, o antigo Pronto Socorro, tinha sete vagas, e o Hospital São Benedito duas vagas. No Hospital Universitário Júlio Müller havia mais uma vaga de UTI disponível.

O Hospital Estadual Santa Casa, que já chegou a ter 100% dos leitos ocupados, hoje à tarde era o que tinha mais vagas disponíveis, 19 no total.

[Continua depois da Publicidade]

Ao todo, são apenas 35 vagas de UTI adulto disponíveis para pacientes com covid-19.

As outras 12 vagas desocupadas são de UTI infantil e estão no Hospital Santa Casa (9) e no antigo Pronto-Socorro (3).

Neste domingos, os seguintes hospitais estavam com 100% das UTIs ocupadas: Hospital Regional de Rondonópolis, Hospital Regional de Sorriso, Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande, Hospital Santa Casa de Rondonópolis, Hospital Municipal de Barra do Garças e Hospital Municipal de Juína.