118 formandos do Qualifica Lucas recebem diplomas de cursos ofertados em Lucas do Rio Verde

Cerimônia foi realizada na noite desta quarta-feira (11) no auditório dos Pioneiros

Fonte: CenárioMT

qualifica lucas 11 scaled 1

118 formandos do programa Qualifica Lucas receberam seus diplomas numa cerimônia realizada ontem (11) à noite. O ato aconteceu no auditório dos Pioneiros, na Prefeitura de Lucas do Rio Verde e contou com representantes do Poder Público Municipal e do Senai, parceiros na oferta dos cursos.

Entre os formandos, a conclusão dos cursos significa a expectativa por melhorias na carreira. Alciney Anderson fez o curso de instalador de drywall e gesso, um segmento que está em expansão. “A gente está vendo que tem bastante empresas que estão abrindo escritórios para dar um pouco de mais qualidade, tornar um ambiente mais agradável, estão usando esses materiais, mais inovadores e mais sofisticado. O mercado é abrangente”, explica.

O curso de logística foi a opção de Glaudnilson Castro. Atualmente ele trabalha numa empresa no ramo do agronegócio e vê a importância de investir na própria carreira hoje para ter melhores condições de trabalho. “Vai me possibilitar ter mais oportunidade dentro da empresa que eu já trabalho e ter um curso do Senai, através do Qualifica, pela prefeitura, vai ser algo bem interessante, que é bem reconhecido aqui na cidade”, ressaltou.

qualifica lucas 13 scaled e1697119239574

[Continua depois da Publicidade]

Oportunidades

Durante a cerimônia, o prefeito Miguel Vaz valorizou a parceria com o Senai e a possibilidade de qualificar o luverdense para o mercado de trabalho. O gestor ressaltou a preocupação em permitir que os moradores de Lucas do Rio Verde tenham a condição de melhorarem de vida por meio de oportunidades criadas no dia a dia.

“Tem que ter oportunidade para os trabalhadores se qualificarem, para subir de degrau na sua profissão, ganhar mais dinheiro e aproveitar melhor. É uma grande parceria entre o poder executivo e o Senai, grande parceiro do município, aqui na qualificação de mão de obra voltada para a indústria. Então estamos no caminho, porque sem o sistema s fica muito mais complicado crescer de forma sustentável”, avaliou Vaz.

“São pessoas que têm a oportunidade de trabalhar com empregados ou ainda, também atuar como empreendedores. Então o curso qualifica as pessoas para que saibam, na prática, realmente realizar aquilo que o mercado de fato está procurando”, observou Marcos Ribeiro, gerente de Educação do Senai Mato Grosso.

Qualifica Lucas

O gerente da unidade local do Senai, Tiago Holz, observou que os 118 formandos concluíram 11 cursos ofertados no programa Qualifica Lucas. Os cursos graduaram os luverdenses para atuarem nas mais diversas áreas do mercado de trabalho.

“O Qualifica Lucas é um projeto que vem desde o início do ano formando pessoas para o mercado de trabalho. A gente sabe que o mercado de Lucas é muito aquecido, demanda de pessoas qualificadas para ocupar as posições nas empresas. Então nós avaliamos como é um projeto extremamente assertivo, porque está suprindo essa necessidade de mão de obra qualificada”, comentou.

Holz observou ainda que os cursos permitem que os alunos formem networking profissional ainda durante a sua realização, algo fundamental para eles mesmos. “Nós abrimos as portas adicionais para todos aqueles empresários que estão precisando contratar profissionais, buscar dentro do Senai, inclusive encontra o curso está acontecendo para que assim que for concluído já possa absorver essas pessoas e proporcionar aumento de renda, geração de emprego e desenvolver toda a cadeia”, ressaltou.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, destacou a importância da conclusão dos 11 cursos. Antes da cerimônia, Janice conversou com alguns dos formandos e ouviu o que representou para eles conseguirem melhoria na mão de obra. “Conversei com um rapaz que ele fez 2 cursos. E ele acabou de dizer que fez os cursos já pensando nele mesmo: ajudar a construir a própria casa, colocando cerâmica ou fazendo a parte de instalação elétrica. Então tudo isso nos deixa muito feliz, porque eu acho que a proposta é essa: qualificar as pessoas, oferecer oportunidade que eles possam ganhar uma renda melhor, melhorar a renda para sua família”.

Ajustes

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Welligton Souto, observou que com os formandos desta quarta-feira (11), o programa Qualifica Lucas já formou 224 pessoas em diversas áreas.

“São importantes para o desenvolvimento econômico e também para o desenvolvimento social, que essas pessoas também fazem suas contribuições sociais e agregam um valor aqui no município”, pontuou.

Nos próximos dias o município deverá divulgar a realização de novos cursos. Contudo, Souto adiantou que deve ocorrer alguns ajustes para elevar a taxa de aprovação dos formandos. A meta é alcançar pelo menos 80% de aprovados, bem acima dos atuais 68% verificados até o momento.

[Continua depois da Publicidade]

“Significa a aprovação que de mil vagas que a gente vai contratar, formaremos 800 pessoas. Eu gostaria de formar as mil pessoas”, comentou. “Nós precisamos que as pessoas comecem e terminem seus cursos. Esse é um ponto que nós vamos agora dar uma observada um pouco melhor para soltar essa terceira fase”.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.