A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe impactos financeiros graves nos clubes e o Flamengo foi um dos mais atingidos, deixando de ter uma renda de mais de 100 milhões de reais com a falta de púlico nos estádios.
Devido a essa falta de renda, o Flamengo se tornou menos agressivo no mercado e para a temporada de 2021 contratou apenas o zagueiro Bruno Viana por empréstimo, junto ao SC Braga, de Portugal.

Desde o início da temporada de 2021, muitos nomes foram especulados pela imprensa e entre eles, está Marinho e Patrick, que atuam por Santos e Internacional, respectivamente. O diretor executivo do Flamengo, Bruno Spindel, negou qualquer tipo de negociação envolvendo os dois atletas.
— No momento não tem nada. A gente não está contratando nenhum atleta. Todo mundo sabe do grande esforço do Flamengo que tem conseguido manter as contas em dia e cumprir o orçamento. Não estamos contratando ninguém hoje. Basicamente é isso. O foco de sempre é no esportivo é muito forte, a gente confia muito no grupo, no treinador, vê o trabalho do dia a dia… Vamos brigar por todos os títulos nessa temporada —, disse em entrevista ao jornalista Wesley Ramon.