Palmeiras vence São Bernardo e avança às semifinais do Paulistão

Fonte: REDAÇÃO

PALMEIRAS BATE SÃO BERNARDO EM CASA E VAI À SEMI DO ESTADUAL PELA 10ª VEZ SEGUIDA
O jogador Rony, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do São Bernardo FC, durante partida válida pela décima terceira rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O confronto entre Palmeiras e São Bernardo deste sábado (11) marcou a abertura dos duelos válidos pela fase das quartas de final do torneio (a primeira jornada dentre as fases eliminatórias). E ao superar o visitante por 1 a 0, com gol de Rony, aos 47 do primeiro tempo, o Verdão, desta forma, se tornou o primeiro time a estar garantido na penúltima fase do Estadual (os outros serão, neste domingo, Corinthians x Ituano e Bragantino x Botafogo-RP; e na segunda-feira, São Paulo x Água Santa). De quebra, esse avanço de fase foi histórico: o Palmeiras, que não fica de fora da fase semifinal do Campeonato Paulista desde 2014, passa agora, portanto, a figurar pela décima vez seguida na fase semifinal do Paulistão; marca essa até então inédita em sua história!

Vale lembrar que o jogo deste sábado colocou frente a frente justamente os donos da melhor e da segunda melhor campanha geral da primeira fase do campeonato. Isso porque, no decorrer das 12 rodadas, o Palmeiras acumulou 28 pontos (8V e 4E), contra 26 do time do Abc (8V, 2E e 2D). Aliás, os oito triunfos de ambos os times na primeira fase fizeram dessas duas equipes as que mais acumularam triunfos, seguidos de São Paulo e Água Santa (com sete vitórias cada nos 12 primeiros jogos).

Portanto, agora com nove vitórias o Paulistão 2023, o Verdão domina de forma isolada a estatística de ser o time que mais venceu até aqui – além de ser, ainda a única equipe invicta do torneio (agora em 13 partidas).

Sem ser vazado mais uma vez nesta vitória por 1 a 0 sobre o São Bernardo, o Palmeiras garantiu a continuidade de outra marca numérica que lidera neste Estadual: a de ser o dono da melhor defesa – apenas cinco gols sofridos (agora em 13 jogos). A segunda melhor defesa é do Água Santa (nove gols sofridos em, por enquanto, 12 duelos disputados até aqui).

[Continua depois da Publicidade]

Apesar de o placar ter sido apertado, o Palmeiras, com time completo e dirigido por Abel Ferreira, não demonstrou grandes dificuldades para administrar o resultado favorável ao longo do segundo tempo (o único gol da partida foi anotado por Rony, aos 47 da etapa inicial).

Assim, o Palmeiras, pela décima vez seguida na fase semifinal do Paulistão – algo antes inédito – e dono dos principais números desta edição, vem repetindo o status de protagonista dos últimos anos em busca do 25° caneco de sua história – nas últimas três edições, o Palmeiras foi campeão duas vezes (2020 e 2022) e vice em uma delas (2021).