Nos pênaltis, Ceará conquista Brasileirão Feminino Binance A-2

Alvinegro se recuperou após derrota por 2 a 0 na ida e ergueu o título inédito dentro de casa

Fonte: CenárioMT com inf. CBF

Ceará
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

O Ceará é o campeão do Brasileirão Feminino Binance A-2 2022! Neste sábado (17), o Vozão derrotou o Athletico Paranaense por 2 a 0 no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE) e conquistou o título nos pênaltis.

No jogo de ida, o Furacão havia vencido pelo mesmo placar: 2 a 0. Com os gols de Pissaia e Ju Morais, o Ceará reverteu a vantagem e levou a decisão para a disputa por pênaltis. Nas cobranças, brilhou a estrela da goleira Thaís Helena, que defendeu duas cobranças, viu outra ser chutada para fora e deu a taça ao Vozão.

O Brasileirão Feminino Binance A-2 é o primeiro título nacional do futebol feminino do Ceará. Além dos dois times que fizeram a final, Real Ariquemes e Bahia também conquistaram o acesso para a disputa do Brasileirão Feminino Neoenergia em 2023.


O jogo

[Continua depois da Publicidade]

Depois de perder na partida de ida, o Ceará começou a volta pressionando o Athletico. A necessidade da vitória empurrou o Vozão e sua torcida, que marcou presença em bom número no Presidente Vargas, foi atrás. Logo aos 12 minutos, a árbitra assinalou pênalti para o Ceará. A goleira Renata defendeu a cobrança de Pissaia e o chute no rebote, mas a terceira tentativa acabou entrando: 1 a 0.

No restante do primeiro tempo, as duas equipes pareciam um pouco nervosas dentro de campo. Não faltou disposição, mas alguns erros acabaram travando o ataque dos dois lados e o placar se manteve até o intervalo. No segundo tempo, o técnico Erivelton mexeu no Ceará, que foi para cima em busca do segundo gol. O objetivo foi alcançado por Ju Morais, que aproveitou bola aérea para fazer 2 a 0.

O Vozão até poderia se empolgar em busca do terceiro, mas a expulsão de Annaysa, minutos depois do gol, freou o ímpeto alvinegro. O Vozão passou a se segurar mais, e contou com a tarde inspirada da goleira Thaís Helena para não sofrer gol nos minutos finais da partida. Com o placar mantido, a decisão foi para a marca da cal.

O Ceará abriu as cobranças e foi certeiro. O Furacão, por outro lado, parou nas mãos de Thaís Helena. A tônica seguiu por toda a disputa. A goleira do Vozão defendeu duas cobranças e ainda contou com uma finalização para fora para liderar o time na vitória por 3 a 1 nos pênaltis.