Guia completo: como funciona a Eurocopa

Fonte: DA REDAÇÃO

Eurocopa
Você sabe como funciona a Eurocopa? - Samuel Svec / Unsplash

2024 será um ano agitado para quem curte esportes e jogo de aposta. Tem Jogos Olímpicos, o novo Intercontinental de Clubes, Copa América e o mais tradicional torneio de seleções da Europa. Você sabe como funciona a Eurocopa?

Organizado pela UEFA (União das Associações Europeias de Futebol), o torneio envolve uma rica história, talentos excepcionais e momentos inesquecíveis para os fãs do esporte em todo o mundo.

Após uma edição que teve como sede diversos países europeus, a Euro de 2024 volta a ser a realizada em um único país. O escolhido foi a Alemanha, que volta a receber a competição após 36 anos, e será realizada entre os dias 14 de junho e 14 de julho.

Neste texto, abordaremos tudo o que é essencial saber sobre como funciona a Eurocopa, desde sua origem até seu formato atual e os elementos que a tornam uma competição tão cativante.

Origens e história

A Eurocopa teve seu início em 1960, sendo o resultado de uma ideia proposta pela UEFA para criar um torneio de seleções nacionais que acontecesse de quatro em quatro anos. 

A primeira edição foi sediada na França e contou com a participação de apenas quatro equipes: União Soviética, Iugoslávia, Tchecoslováquia e a anfitriã França. Desde então, o torneio cresceu em tamanho e importância, tornando-se um dos eventos mais assistidos no calendário esportivo.

Formato da competição

Ao longo dos anos, a forma como funciona a Eurocopa evoluiu para incluir mais equipes e etapas, proporcionando maior competição e emoção para os torcedores. Atualmente, a Euro conta com a participação de 24 seleções nacionais.

O torneio é dividido em duas fases principais: a fase de grupos e a fase eliminatória. Na fase de grupos, as 24 equipes são divididas em seis grupos de quatro times cada. Cada equipe joga contra as outras três do mesmo grupo. As duas melhores equipes de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados, avançam para a fase eliminatória.

Na fase eliminatória, as equipes disputam oitavas de final, quartas de final, semifinais e a final. Assim como na Copa do Mundo, as equipes vão sendo eliminadas até restarem apenas duas para disputar a final, onde o campeão é decidido.

Os estádios de 2024

A Euro 2024 contará com os mesmos nove estádios da Copa do Mundo de 2006, mais a Merkur Spiel-Arena, casa do Dusseldorf e com capacidade para quase 55 mil torcedores.

O jogo de abertura, quando a Alemanha entrará em campo contra a Escócia, será na Allianz Arena, casa do Bayern de Munique. Já a final será no tradicional Estádio Olímpico de Berlim, que em seus 90 anos de história já recebeu duas Copas do Mundo e uma Olimpíada.

O formato da competição

Pela terceira vez, a Euro contará com 24 times divididos em seis grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classifica para as oitavas de final, além também dos quatro melhores terceiros colocados

Os grupos

O sorteio realizado no dia 2 de dezembro de 2023 definiu a distribuição das seleções na competição, garantindo alguns bons jogos.

A anfitriã Alemanha ficou em um grupo considerado tranquilo, com Escócia, Hungria e Suíça, contudo o retrospecto recente da seleção joga contra eles. O time foi eliminado na fase de grupos das duas últimas Copa do Mundo.

A atual campeã Itália caiu logo no “grupo da morte” desta fase, com Espanha, Croácia e Albânia, reservando fortes emoções para quem fizer aposta de futebol na Betfair. Outro grupo interessante é o D, com França, Holanda, Áustria e uma seleção que virá da repescagem em março.

Conheça todos os grupos da Euro 2024: 

  • Grupo A: Alemanha, Escócia, Hungria e Suíça
  • Grupo B: Espanha, Croácia, Itália e Albânia
  • Grupo C: Eslovênia, Dinamarca, Sérvia e Inglaterra
  • Grupo D: Holanda, Áustria, França e seleção vinda da repescagem
  • Grupo E: Bélgica, Eslováquia, Romênia e seleção vinda da repescagem
  • Grupo F: Turquia, Portugal, República Tcheca e seleção vinda da repescagem

Os campeões

A anfitriã Alemanha é a maior campeã da história da Euro com três títulos, porém não vence a competição desde 1996. Em 2024, ela terá a oportunidade de desempatar essa conta em casa, descolando-se da Espanha que também é tricampeã. 

Logo atrás de Alemanha e Espanha vêm os bicampeões Itália (atual campeã) e França, que buscam entrar no hall dos tricampeões. 

Com apenas o título temos a Rússia (que herdou a conquista da União Soviética de 1960), a República Tcheca (que herdou a conquista da Tchecoslováquia de 1976), Portugal, Holanda, Dinamarca e Grécia.

Agora que você já sabe como funciona a Eurocopa, sinta-se pronto para curtir as emoções deste grande evento. Será que os deuses do futebol reservam um confronto entre os tricampeões na grande decisão ou veremos um novo vencedor inédito? Em julho, vamos descobrir!

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.