O jornalista Leonardo Sakamoto é o próximo convidado do programa DR com Demori, que vai ao ar às 23h desta terça-feira (30) na TV Brasil. Na entrevista, ele comenta a conjuntura política do país, com destaque para a PEC da Blindagem e as eleições futuras, além de abordar os ataques à imprensa e a luta contra o trabalho escravo.
Com vasta experiência profissional, Sakamoto atua como comentarista no UOL e já foi alvo de fake news e ameaças. Durante a conversa, ele analisou o cenário político: “O poder está com eles, porque foram aumentando a quantidade de recursos dentro do Congresso Nacional, a quantidade de emendas que são repassadas (…). Quem detém o orçamento tem o poder da nação”.
Para o jornalista, é fundamental renovar as vozes no campo democrático: “O Brasil já deveria ter gerado sucessores, tanto à esquerda quanto à direita”.
Na entrevista, Sakamoto também relembra sua atuação na divulgação de ações contra o trabalho análogo à escravidão. Ele destaca que a prática mudou de forma: “Hoje, é muito mais pela via econômica do que pelos grilhões. As pessoas não são acorrentadas pelo ferro, mas pela dívida, pela falta de dinheiro, pelas cobranças abusivas e por alojamentos precários”.
Além de ter acompanhado mais de 12 resgates, o jornalista alerta para a dificuldade de reconhecimento por parte das vítimas: “Em muitos casos, a pessoa que está sendo resgatada fala: ‘Não sou escravo, não sou negro’”. Para ele, combater essa prática não é questão de ideologia, mas de humanidade: “É um dos piores crimes contra a humanidade”.
Após a exibição, o programa também estará disponível no aplicativo da TV Brasil Play. A atração é transmitida simultaneamente pela Rádio MEC e pode ser ouvida em formato de podcast.
Sobre o programa
Dando a Real com Leandro Demori, conhecido como DR com Demori, traz convidados para debates profundos na TV Brasil. Já participaram da mesa nomes como Gilmar Mendes, Erika Hilton, José Dirceu, Caio Blat, Zélia Duncan e Roger Waters.
Serviço
DR com Demori recebe Leonardo Sakamoto
Terça-feira, 30 de setembro, às 23h, na TV Brasil e Rádio MEC
Quarta-feira, 1º de outubro, às 4h30, na TV Brasil.