Aulas gratuitas de música transformam jovens no Complexo da Maré

O projeto Sons da Maré abre inscrições para aulas de música voltadas a adolescentes da comunidade, oferecendo formação cultural e profissional.

Fonte: CenárioMT

Aulas gratuitas de música transformam jovens no Complexo da Maré
Foto: Divulgação Orquestra Maré do Amanhã

A segunda edição do projeto Sons da Maré, localizada na Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, abriu inscrições para jovens interessados em aulas gratuitas de música. A iniciativa é patrocinada pela concessionária Lamsa por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

As inscrições são presenciais e devem ser realizadas na sede do Instituto Vida Real, na Rua Teixeira Ribeiro, s/n, nos fundos da Clínica da Família. Os alunos terão a oportunidade de aprender a linguagem musical por meio da prática de instrumentos, estudo da teoria e desenvolvimento da sensibilidade e criatividade.

As atividades acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite, voltadas para crianças e adolescentes a partir de 13 anos, proporcionando atividades culturais no contraturno escolar e abrindo portas para formação profissional.

“Acreditamos na valorização dos territórios e no desenvolvimento das comunidades da Linha Amarela. O Sons da Maré é um exemplo de como a cultura pode gerar oportunidades para a juventude”, destacou Renata Britto, coordenadora de Comunicação, Sustentabilidade e Ouvidoria da Lamsa.

Sobre o Instituto Vida Real

Fundado em 2004 por Sebastião Antônio de Araújo, conhecido como Seu Tião, o Instituto Vida Real oferece oportunidades para jovens do Complexo da Maré. Iniciou com reforço escolar e informática e expandiu suas atividades para música, canto, teatro, fotografia, games e atendimento psicológico, beneficiando atualmente mais de 220 alunos.

“Estamos transformando vidas no Complexo da Maré. As crianças da comunidade podem sonhar e conquistar seu espaço na sociedade”, afirmou Sebastião.

Alguns professores do Instituto são ex-alunos, como Carlos Eduardo Machado. Ele destaca que ensinar novos jovens e continuar sua trajetória na música é uma experiência enriquecedora e inspiradora.