Mais de 1 milhão de aposentados terão ressarcimento confirmado

Governo inicia pagamento a partir de 24 de julho para quem aderir ao acordo e comprovar desconto não autorizado.

Fonte: CenárioMT

Mais de 1 milhão de aposentados terão ressarcimento confirmado
Mais de 1 milhão de aposentados terão ressarcimento confirmado - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Ministério da Previdência Social confirmou que cerca de 1,4 milhão de aposentados estão habilitados a receber devolução de valores descontados indevidamente por entidades associativas. O pagamento começa no dia 24 de julho para quem formalizar a adesão ao acordo com o governo.

Em entrevista nesta quarta-feira (16), o ministro Wolney Queiroz explicou que 27% dos beneficiários já aderiram desde o início do processo em 11 de julho. A meta é quitar os valores para até 1 milhão de pessoas em cerca de 10 dias. Para receber, o interessado deve se dirigir aos Correios ou acessar o aplicativo oficial e aceitar os termos do acordo.

O prazo para iniciar o processo vai até 14 de novembro. Quem afirmar não reconhecer o desconto terá seu caso analisado: a associação terá 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização. Caso não o faça, o aposentado será considerado apto a receber a devolução.

Entre as vantagens do acordo estão o fato de o beneficiário não precisar contratar advogado e manter o direito de processar a associação por danos morais. O governo bloqueou judicialmente R$ 2,8 bilhões das entidades envolvidas e está revisando o cadastro para identificar grupos que possam voltar a operar apenas após rigorosa checagem.

O ministro informou que cerca de 9 milhões de aposentados sofreram descontos indevidos em algum momento. A Previdência está reforçando sistemas como Ouvidoria e Corregedoria para evitar novas fraudes e aprimorar o controle interno.

Na Região Norte, o governo realizará busca ativa em comunidades indígenas, quilombolas e entre idosos acima de 80 anos, usando serviços como o PrevBarco para garantir o atendimento até mesmo em áreas de difícil acesso.