Governo avalia nova edição do Desenrola com foco em empresários

Ministro Márcio França confirma que uma nova etapa do Desenrola Brasil está sendo analisada para incluir empresários não contemplados anteriormente.

Fonte: CenárioMT

Brasília (DF) 30/07/2025 O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, participa do programa Bom Dia, Ministro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O governo federal está estudando uma nova edição do programa Desenrola Brasil, conforme anunciou o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

De acordo com França, o Ministério do Empreendedorismo trabalha em conjunto com o Ministério da Fazenda para viabilizar a continuidade do programa. “Estamos trabalhando junto com o Ministério da Fazenda”, afirmou o ministro.

Ele destacou que conversou recentemente com o ministro Fernando Haddad e revelou que o cenário econômico internacional, como o aumento de tarifas norte-americanas sobre produtos brasileiros, acabou afetando a tramitação da proposta. “Eles estão pensando em um Desenrola novo, que possa ajudar os empresários que não conseguiram ser contemplados”, disse França.

Na primeira edição do programa, foram negociados R$ 7,5 bilhões em 183 mil operações, beneficiando diretamente 122 mil empresas. Ao todo, o programa impactou 15 milhões de pessoas, segundo dados da Fazenda.

França orientou que, caso a nova edição seja lançada, os interessados procurem os credores e instituições financeiras. “O desconto é de 90% ou 95%. É uma chance meio que única, difícil acontecer de novo”, concluiu o ministro.