Carro lidera como principal meio de transporte para o trabalho, aponta Censo

Dados do Censo 2022 do IBGE revelam que o carro é o meio mais usado pelos brasileiros para ir ao trabalho, superando o ônibus e o deslocamento a pé.

Fonte: CenárioMT

Carro lidera como principal meio de transporte para o trabalho, aponta Censo
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O carro é o principal meio de transporte utilizado pelos brasileiros para ir ao trabalho, segundo o Censo Demográfico 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que 32% das pessoas que se deslocam ao menos três vezes por semana até o local de trabalho utilizam automóvel, enquanto 21,4% dependem do ônibus. Em terceiro lugar estão os que caminham, representando 17,8%.

De acordo com o analista do IBGE Mauro Sergio Pinheiro de Sousa, o resultado reflete o histórico de políticas públicas que favoreceram o uso do automóvel e as deficiências do transporte público, especialmente nas grandes metrópoles como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Brasília.

[Continua depois da Publicidade]

Tempo de deslocamento revela desigualdades

As limitações do transporte público também se refletem no tempo de deslocamento. Mais da metade dos trabalhadores (57%) leva entre seis minutos e meia hora para chegar ao trabalho, o que representa cerca de 40 milhões de pessoas. No Sudeste, essa proporção cai para 53%, e nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro chega a 36%. Já 12,6% dos brasileiros gastam mais de uma hora no trajeto, índice que sobe para 27,9% em São Paulo e 29,8% no Rio.

A região metropolitana do Rio de Janeiro se destaca entre as localidades com maiores tempos de deslocamento. Em Queimados, 12,5% dos trabalhadores demoram pelo menos duas horas para chegar ao emprego, a maior proporção do país. Na capital fluminense, o percentual é de 5,6%, contra uma média nacional de 1,8%.

[Continua depois da Publicidade]

O Censo também aponta relação entre tempo de deslocamento e desigualdades sociais. Entre pessoas negras, 16,4% levam mais de uma hora até o trabalho, enquanto entre indígenas o índice é de 12,2%. Já entre pessoas brancas, o percentual cai para 10,4%. Além disso, quem possui maior renda tende a enfrentar percursos mais curtos.

Os dados mostram ainda que 42,9% das pessoas brancas utilizam carro como principal meio de transporte, proporção mais que o dobro da registrada entre pessoas pretas (20,9%), que dependem majoritariamente de ônibus. Entre trabalhadores com ensino superior completo, 57,8% usam automóvel, enquanto entre os que têm ensino médio o índice é de 28,6%. Já entre os que não concluíram o ensino fundamental, o deslocamento a pé é predominante, com 25,6%.

O estudo também revela que 70% dos usuários de ônibus gastam pelo menos meia hora no trajeto, e 52,2% dos que utilizam trem ou metrô levam mais de uma hora. Em 2022, 88,4% dos brasileiros trabalhavam no mesmo município em que residem, sendo que 16,9% exerciam atividades em casa ou na própria propriedade. Por outro lado, 10,7% precisavam se deslocar para outro município, e 7,9 milhões faziam isso ao menos três vezes por semana.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.