Bancos realizam mutirão para renegociar dívidas até o fim do mês

Mais de 160 instituições participam da ação nacional que oferece condições especiais para quem busca regularizar pendências financeiras com bancos.

Fonte: CenárioMT

Bancos realizam mutirão para renegociar dívidas até o fim do mês
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Bancos e instituições financeiras de todo o país promovem até o dia 30 o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, voltado a consumidores com dívidas no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e outras modalidades de crédito. A iniciativa conta com o apoio do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons.

Ao todo, mais de 160 instituições participam da ação, que tem como objetivo ajudar consumidores a regularizar pendências financeiras em condições facilitadas. Financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis não estão incluídos no programa.

[Continua depois da Publicidade]

As negociações podem ser feitas pelos canais oficiais dos bancos participantes ou diretamente na plataforma Consumidor.gov.br, serviço gratuito que conecta consumidores e empresas em busca de soluções para conflitos financeiros.

Para participar pela plataforma é necessário possuir conta Prata ou Ouro no Gov.br. Podem ser renegociadas apenas dívidas em atraso, sem bens em garantia e que não estejam prescritas.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o mutirão oferece oportunidades de parcelamento, descontos sobre o valor total devido e redução de juros para quem busca refinanciamento. Também é possível procurar atendimento presencial em Procons que aderiram à iniciativa.

Em casos de superendividamento, o processo de negociação é diferenciado e conta com o apoio do Procon para elaboração de um plano de pagamento adequado à realidade do consumidor.

Como participar

Informações completas sobre o mutirão, lista de instituições participantes e canais de atendimento estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia, da Febraban. Também é possível aderir acessando diretamente o canal digital do banco ou realizando o cadastro no site Consumidor.gov.br, onde a instituição tem até dez dias para responder à solicitação.

Para consultar se há dívidas em atraso, o Banco Central disponibiliza o relatório Registrato, que reúne informações atualizadas sobre pendências financeiras.

Quem tem débitos fora do sistema bancário pode buscar alternativas no Feirão Serasa Limpa Nome, que oferece descontos em dívidas de empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias e universidades. Também é possível negociar diretamente nas agências dos Correios participantes.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.