18ª edição do Dia Livre de Impostos conscientiza sobre alta carga tributária no Brasil

Fonte: CenárioMT

Contador que trabalha com formulários de impostos - Fotos do Canva
Contador que trabalha com formulários de impostos - Fotos do Canva

Com o objetivo de conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária no Brasil, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) promovem no dia 6 de junho a 18ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI).

José César da Costa, presidente da CNDL, destaca que o evento cresce a cada ano, mostrando a importância da ação para a conscientização da sociedade sobre a alta taxa tributária no Brasil. Ele ressalta que a reforma tributária é urgente e fundamental para a manutenção das empresas, geração de empregos e desenvolvimento econômico.

[Continua depois da Publicidade]

“Queremos mostrar para a população como as taxas são abusivas. O Dia Livre de Impostos cresce a cada ano e isso mostra a importância da ação para a conscientização de toda a sociedade a respeito da alta taxa tributária cobrada no Brasil”, afirma.

No Dia Livre de Impostos, lojistas participantes comercializam produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto, abrangendo lojas de rua, shopping centers, restaurantes, prestadores de serviços e postos de gasolina.

Raphael Paganini, coordenador Nacional da CDL Jovem, reforça a importância da ação como forma de protesto e conscientização sobre a necessidade de uma reformulação urgente do sistema tributário do país.

[Continua depois da Publicidade]

“A nossa principal intenção é unir os consumidores e os lojistas em uma ação de conscientização e de protesto, para mostrar a insatisfação que temos com o sistema tributário do país que necessita de uma reformulação urgente”, reforça.

Mais de 100 mil lojas em 1.500 cidades participarão da ação, beneficiando mais de 2 milhões de consumidores. Criado em 2003 pela CDL Jovem, o DLI ocorre em todos os estados do país.

No Amapá, a ação inclui os shoppings Amapá Garden, Macapá Shopping Center e Villa Nova Shopping, oferecendo mil litros de gasolina com 37% de desconto. No Amazonas, participam shopping centers, lojas de rua, postos de gasolina, supermercados e restaurantes, oferecendo chopp, rodízio de sushi e produtos de pet shop sem imposto. No Distrito Federal, haverá postos de combustível com 10 mil litros de gasolina sem imposto, concessionárias com descontos em veículos, e redes de óticas e supermercados com produtos sem imposto. Em Goiás, Goiânia contará com dois postos e duas redes de óticas, enquanto Anápolis terá 5 mil litros de etanol vendidos sem imposto. Em Santa Catarina, 14 cidades participarão com 200 empresas aderindo ao DLI.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT