Na era das Fake News é preciso provar o que diz

De acordo com o Pós PhD em neurociências e CEO da MF Press Global, Dr. Fabiano de Abreu, ter um método científico destaca o profissional na sua área

Fonte:

image 29 2

Com a recente onda de Fake News, conteúdos gerados por IA e desinformação, cada vez tem se tornado mais importante comprovar o que se fala, principalmente para profissionais da saúde, educação, empresários, entre outros.

Tendo em vista esse movimento da sociedade, diversos profissionais têm buscado formas de demonstrar credibilidade e confiança nos seus métodos e falas para seus clientes e pacientes e uma das formas mais utilizadas têm sido os modelos científicos.

O que é um método científico?

O método científico é uma abordagem sistemática e rigorosa utilizada para investigar fenômenos, métodos, fórmulas, entre outros, e adquirir conhecimento confiável e válido, comprovando cientificamente que uma determinada abordagem traz resultados eficazes.

[Continua depois da Publicidade]

O método científico exige a utilização de experimentação controlada, medição precisa, análise estatística e replicação para garantir a confiabilidade dos resultados. Ele permite que os cientistas testem suas ideias de forma objetiva, eliminando opiniões pessoais.

Por que é importante ter um método científico?

Dr. Fabiano de Abreu Agrela é um Pós PhD em neurociências, pesquisador do Centro de Pesquisa e Análises Heráclito – CPAH e CEO da empresa de comunicação MF Press Global é um dos principais defensores do uso do método científico não apenas como um diferencial, mas como uma necessidade para os mais diversos profissionais.

Atualmente cada vez mais profissionais têm tido a necessidade de comprovar que realiza um trabalho sério e aplicar métodos totalmente baseados na técnica e na ciência se tornou uma necessidade, jamais fazer algo apenas por acreditar que esteja certo sem qualquer tipo de comprovação, isso nos leva, consequentemente, à necessidade de recorrer à ciência para validar a abordagem utilizada por cada profissional”.

Essa validação científica, além de garantir os bons resultados da técnica utilizadas em cada caso, também permite que o profissional tenha um diferencial pois a partir daí não será ele que estará afirmando que o método utilizado funciona e sim uma equipe de cientistas que realizou um trabalho científico para validar a técnica, isso dá um peso muito maior ao profissional pois muitos dizem ter método, mas na verdade, um método só é um método quando é comprovado cientificamente” Explica Dr. Fabiano.

Por isso, no CPAH e na MF Press Global temos sido muito procurados para isso e sempre buscamos reforçar, através da ciência, os resultados que os profissionais obtêm através dos seus métodos, que nós criamos ou adaptamos a ideia do profissional com uma equipe multidisciplinar responsável pela análise científica da técnica utilizada pelo profissional para a sua aprovação, além disso, sempre incluímos referências nas postagens em redes sociais para que o profissional possa se destacar em meio à desinformação ” Afirma.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.