30.3 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 26 novembro, 2020
Início CIDADANIA O PIX é obrigatório? Respondemos as dúvidas mais comuns

O PIX é obrigatório? Respondemos as dúvidas mais comuns

Por CenárioMT

Muitos brasileiros estão se perguntando se o PIX é obrigatório, assim como também há aqueles que não sabem ainda do que se trata.

O que é o Pix? Nada mais é que um meio de pagamento como os já existentes no mercado. Contudo, há uma grande diferença, o procedimento é feito instantaneamente, já que demora, no máximo, 10 segundos.

Além disso, o Pix estará disponível 24 horas por dia, seja sábado, domingo ou feriado.

A data de operação deste sistema está marcada para a próxima semana, isto é, 16 de novembro. Com somente dois dias de cadastro, mais de 10 milhões de chaves foram criadas e o melhor de tudo é que para pessoa física, o Pix é gratuito.

Para usufruir do Pix, basta criar chaves. Esta chave é como se fosse um apelido para a sua conta, ela substitui diversos dados necessários para uma transferência, por exemplo.

Para se cadastrar, basta acessar um dos canais da instituição bancária onde tem conta, seja por aplicativo ou pelo site e seguir todo o procedimento necessário.

PIX

O PIX é obrigatório? Respondemos as dúvidas mais comuns

O Pix não é obrigatório, contudo, o Banco Central entende que é recomendável ter uma chave para poder receber um pix.

Dessa forma, a o Banco Central declarou o seguinte:

“Ainda que você possa receber transações apenas informando os dados da sua conta, essa forma não tem a mesma praticidade que o uso da chave possibilita e pode gerar demora na iniciação da transação, diminuindo o benefício do pagador em fazer um Pix”.

Portanto, se você deseja continuar fazendo as suas transações bancárias como sempre fez, então, não precisa fazer o PIX. Contudo, o Pix é uma excelente ferramenta para aqueles que desejam que suas transações bancárias sejam confirmadas em segundos, independente do dia e da hora.

Quer saber mais sobre o Pix, então fique ligado na nossa coluna! Até!



- Publicidade -

Últimas

Governo licita elaboração de projetos para mais de mil km de asfalto novo e 51 novas pontes em MT

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), publicou o edital de licitação para contratar empresa responsável...

Seis vítimas do acidente entre ônibus e caminhão permanecem internadas

Seis vítimas do acidente ocorrido nas proximidades de Taguaí, interior de São Paulo, nesta quarta-feira (25), permanecem internadas em unidades de saúde da região....

Projeto de lei estabelece a criação de ‘Procon eletrônico’ em Mato Grosso

Com o objetivo de reduzir filas e facilitar o atendimento à população, o Projeto de Lei nº 969/2020 estabelece a criação da Secretaria-Adjunta de Proteção e...

AGU: nível superior vale como comprovação em concurso para nível médio

A Advocacia-Geral da União (AGU) editou uma súmula garantindo que candidatos possam apresentar diploma de graduação para assumir cargos de nível médio técnico, desde...
Publicidade
x