UNE convoca mobilização nacional em defesa da soberania

Nova presidenta da UNE, Bianca Borges, anuncia ações contra tarifa imposta pelos EUA e reforça luta estudantil por educação pública e soberania nacional.

Fonte: CenárioMT

Brasília (DF), 25/07/2025 - Bianca Borges, nova presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foto: Karla Boughoff/Divulgação
UNE convoca mobilização nacional em defesa da soberania - Foto: Karla Boughoff/Divulgação

A estudante de Letras do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Bianca Borges, de 25 anos, assumiu a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE). Eleita com 82,62% dos votos durante o Congresso da UNE, realizado em Goiânia, ela liderará a entidade pelos próximos dois anos.

A nova gestão inicia em um cenário de tensão diplomática. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, com vigência prevista para 1º de agosto. No mesmo dia, a UNE organizará mobilizações em todo o país. “Esse é um ataque direto à soberania brasileira e à classe trabalhadora”, afirmou Bianca.

[Continua depois da Publicidade]

Ela destacou que a UNE foi fundada em 1937 para combater o nazifascismo e, agora, volta às ruas diante de novas ameaças. A mobilização contará com apoio de movimentos como a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo.

O congresso também reafirmou a unidade do movimento estudantil. A chapa vencedora, formada por representantes de partidos como PCdoB, PT, PSB, PDT e PSOL, defende a taxação dos super-ricos e maior investimento na educação pública. Bianca comemorou o apoio inédito de juventudes de diferentes siglas: “O Conune simbolizou uma aliança histórica”.

[Continua depois da Publicidade]

Entre os temas centrais discutidos, a evasão universitária se destacou. Dados do Censo da Educação Superior de 2023 apontam taxas de abandono de 53% nas instituições públicas e 61% nas privadas. Bianca defendeu mais políticas de permanência e criticou o arcabouço fiscal: “A educação não pode ser refém de limites orçamentários que penalizam os mais pobres”.

Durante o evento, o presidente Lula sancionou uma lei que destina recursos do Fundo Social à assistência estudantil. Ainda no primeiro semestre, o governo criou a bolsa Pé de Meia Licenciaturas, no valor de R$ 1.050 mensais, para estudantes de licenciatura pelo Sisu.

Bianca também destaca o papel das mulheres no movimento: das últimas sete gestões da UNE, seis foram lideradas por mulheres. Ela vê essa continuidade como reflexo de lideranças mais acolhedoras e representativas.

O congresso, no entanto, foi marcado por um trágico acidente na BR-153, em Porangatu (GO), que causou a morte de cinco pessoas, entre elas três estudantes da Universidade Federal do Pará. Outros 70 ficaram feridos. Dois ainda estão hospitalizados.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.