Sepultamento do corpo de ex-deputado será no final da tarde em Cuiabá

Pedro Satélite faleceu na noite de ontem na capital do Estado. Ex-parlamentar estava internado desde o mês passado

Fonte: CenárioMT

Pedro Satelite 1
Foto: ALMT

Será sepultado no final da tarde desta sexta-feira (05), em Cuiabá, o corpo do ex-deputado estadual Pedro Satélite. Ele faleceu ontem à noite. O ex-parlamentar estava internado no Hospital São Mateus desde o mês passado tratando um câncer no pâncreas.

O velório de Pedro Inácio Wiegert acontece no foyer do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O sepultamento está marcado para as 17 horas no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá.

Satélite nasceu em Dionísio Cerqueira (SC), era pai de quatro filhos  e chegou em Mato Grosso em 1978, onde expandiu os negócios como empresário do ramo de transporte de passageiros.

A empresa Transportes Satélite, da qual era sócio, foi uma das primeiras a atuar no norte mato-grossense, realizando o transporte de migrantes do Sul do país para colonização da região. Foi daí que veio o sobrenome Satélite. Pedro Satélite iniciou a vida pública em 1986, em Guarantã do Norte, onde foi vice-prefeito e prefeito. Em 1990 disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa, alcançando a primeira suplência, vindo a exercer o mandato pelo período de três meses.

[Continua depois da Publicidade]

Em 1994 foi eleito deputado estadual, reelegendo-se em 1998 e 2002. Nas eleições de 2006, Pedro Satélite obteve 19.452 votos e ficou na primeira suplência e assumiu o mandato por alguns meses. Na eleição de 2010, ficou novamente na primeira suplência, mas, em 2013, assumiu como titular. Sua última eleição foi em 2014,  quando se candidatou pelo Partido Social Democrático (PSD) e foi eleito com 20.120 votos.

Repercussão

O falecimento do ex-parlamentar repercutiu na esfera política mato-grossense. Em nota, o governador Mauro Mendes lamentou o ocorrido. “É com pesar que eu e minha esposa Virginia recebemos essa notícia. Pedro Satélite deixou sua história no legislativo e é lembrado por seus colegas com muito respeito. Desejamos que Deus dê forças para família e amigos nesse momento de luto”, destacou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, também expressou pesar pelo falecimento do ex-deputado. “Meus sentimentos aos familiares e amigos do ex-deputado Pedro Satélite. Que Deus conforte o coração de todos nesse momento de dor”, disse.

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco manifestou por meio de suas redes sociais que lamenta a perda do político.

O também deputado Elizeu Nascimento declarou que o legado do ex-parlamentar na política será lembrado com respeito e gratidão.

Janaina Riva também lamentou a morte do colega. Segundo a deputada, a partida de Satélite deixa uma lacuna na política e na sociedade. Porém, seu exemplo de liderança e seu legado de trabalho continuarão a inspirar gerações futuras.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.