Relatora do TSE vota pela cassação do governador de Roraima

O Tribunal Superior Eleitoral analisou nesta terça-feira o recurso sobre o mandato do governador Antonio Denarium e do vice Edilson Damião, suspenso após pedido de vista.

Fonte: CenárioMT

Relatora do TSE vota pela cassação do governador de Roraima
Relatora do TSE vota pela cassação do governador de Roraima - Foto: Wilson Dias /Agência Brasil

A ministra Maria Isabel Galotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou nesta terça-feira pela cassação do mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium, e de seu vice, Edilson Damião, por abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2022.

O julgamento do recurso apresentado pela defesa do governador foi suspenso devido a pedido de vista do ministro André Mendonça, e ainda não há previsão para a retomada.

[Continua depois da Publicidade]

Em 2023, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) já havia cassado os mandatos de Denarium e do vice, apontando irregularidades na distribuição de cestas básicas e benefícios para reformas de casas no período eleitoral. A decisão determinava novas eleições, mas permitiu que o governador permanecesse no cargo enquanto recorresse ao TSE.

Durante a sessão desta terça-feira, a relatora reiterou seu voto pela cassação de Denarium e a convocação de novas eleições. Ela destacou que muitas ações ilícitas contaram com promoção pessoal do governador e favorecimento de prefeituras com repasses de recursos.

[Continua depois da Publicidade]

“Muitas das ações ilícitas foram acompanhadas de ato de notória promoção pessoal do recorrente ou em seu benefício no contexto da propagada institucional do governo de Roraima e com prefeituras favorecidas pelos repasses de recursos”, afirmou a ministra.

A defesa do governador alegou que não houve irregularidades na distribuição dos benefícios e pediu a anulação da decisão do TRE-RR, argumentando que apenas consolidou programas sociais já existentes.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.