Prazo para pagamento da PND termina hoje para inscritos não isentos

Candidatos da Prova Nacional Docente devem quitar a taxa de inscrição até esta sexta-feira para garantir participação no exame de outubro.

Fonte: CenárioMT

02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação O Distrito Federal é a unidade da Federação com a menor taxa de analfabetismo do país (1,7%), segundo dados da Pesquis
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Encerra-se nesta sexta-feira (1º) o prazo para pagamento da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente (PND) para os candidatos que não obtiveram isenção.

A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), emitida no ato da inscrição, deve ser paga até o fim do dia em bancos, lotéricas ou aplicativos bancários. Quem precisar reemitir a GRU deve acessar o Sistema PND com login do Gov.br.

O valor da taxa é de R$ 85. A prova tem como objetivo oferecer uma avaliação unificada para ingresso na carreira docente, promovendo igualdade de condições e redução de custos para as redes de ensino estaduais e municipais.

Na edição de 2025, 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, aderiram ao exame, que será realizado no dia 26 de outubro, conforme o edital publicado pelo Inep.

Criada em 2025, a PND não se configura como concurso público, mas poderá ser usada como etapa única ou complementar em seleções públicas a partir de 2026. O uso do resultado é facultativo para os entes federativos.

Parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em 2024, a iniciativa busca valorizar a docência e atrair profissionais qualificados para a educação básica. A expectativa é de alcançar 2,3 milhões de professores em todo o país.

A prova será baseada na estrutura teórica do Enade e será aplicada em cursos de licenciatura de 17 áreas: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês, português, português e espanhol, português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.

O exame é dividido entre questões de formação geral e formação específica, combinando itens de múltipla escolha e discursivos.

Os participantes devem ficar atentos às datas e prazos para garantir a participação na avaliação que poderá ser decisiva para a carreira docente no setor público.