Um equipamento de uso militar, capaz de interferir e neutralizar drones, foi apreendido nesta quarta-feira (17) na comunidade de Acari, no Rio de Janeiro. A operação foi realizada em conjunto por agentes do 41° Batalhão da Polícia Militar, com base em Irajá, e fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), sob coordenação do setor de inteligência da PM.
O dispositivo foi localizado em funcionamento no sótão de uma residência, equipado com uma antena de alto alcance. Segundo as autoridades, trata-se de uma tecnologia sofisticada utilizada em conflitos armados, capaz de bloquear sinais e derrubar aeronaves não tripuladas em um raio de até sete quilômetros.
Especialistas apontam que o bloqueador tinha potencial para afetar significativamente a região, incluindo a movimentada Avenida Brasil, uma das principais vias de acesso entre as zonas norte e oeste da capital fluminense.
Durante a operação, cinco suspeitos foram detidos. Também foram apreendidos um fuzil, um carregador, uma granada e cinco rádios transmissores, em uma área conhecida como Fim do Mundo.
O equipamento foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal, que dará continuidade às investigações sobre o uso e a origem do dispositivo.