Mais de 50 ônibus foram transformados em barricadas durante a Operação Contenção da Polícia Militar no Rio de Janeiro, iniciada na madrugada desta terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte. A informação foi confirmada pela Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas de transporte da capital. Segundo a PM, integrantes da facção Comando Vermelho receberam ordens para bloquear as principais vias da cidade.
De acordo com a Rio Ônibus, o número de veículos parados continua crescendo, dificultando o cálculo total do impacto. Mais de 120 linhas tiveram seus itinerários modificados, e a mobilidade urbana foi severamente comprometida em regiões como Anchieta, Méier, Serra Grajaú-Jacarepaguá, Avenida Brasil, Linha Amarela, Cidade de Deus, Chapadão, Engenho da Rainha, Complexo do Alemão e Penha.
A MobiRio, responsável pelos corredores do BRT (Bus Rapid Transit), informou que interrompeu parte das operações por motivos de segurança. As linhas afetadas incluem Alvorada x Vicente de Carvalho, Madureira x Alvorada, Madureira x Recreio, Galeão x Manaceia, S. Efigênia x Fundão, Penha x Alvorada, Campo Grande x Deodoro e Bangu x Deodoro.
Enquanto isso, os serviços de VLT, trens da SuperVia e metrô (MetrôRio) permanecem operando normalmente. O Centro de Operações do Rio (COR-Rio) reforçou orientações de segurança para a população: evitar circular nas áreas de conflito, permanecer em locais seguros e acompanhar as atualizações pelos canais oficiais.
Operação policial deixa mortos e presos
Até o momento, 64 pessoas morreram na Operação Contenção, incluindo dois policiais civis e dois integrantes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), mortos em confronto no Complexo do Alemão. A informação foi divulgada pelo Palácio Guanabara. A Polícia Militar colocou toda a tropa em prontidão, inclusive o efetivo administrativo, que foi convocado aos quartéis.
O número de presos ultrapassa 100, entre eles suspeitos de uma facção criminosa originária do Pará. Mais de 75 fuzis, além de pistolas e granadas, foram apreendidos até o momento.















