O Museu da Pessoa abriu as inscrições para a nova edição da Mostra Educativa, que neste ano tem como tema Vidas Indígenas. O objetivo é valorizar as memórias e experiências de pessoas e comunidades indígenas presentes em seu acervo digital.
A Mostra Educativa incentiva educadores e criadores de conteúdo de todo o país a transformar histórias de vida do acervo em planos de aula, atividades pedagógicas ou projetos educacionais. Nesta edição, o destaque é o resgate das narrativas e saberes dos povos originários, promovendo o reconhecimento e a preservação da cultura indígena.
O concurso é voltado para professores da educação formal e não formal, coordenadores pedagógicos, educadores sociais e produtores de conteúdo educativo. Serão distribuídos R$ 40 mil em prêmios para as 11 melhores propostas que utilizarem as histórias de vida indígena do acervo do museu.
As propostas devem selecionar pelo menos dois itens do acervo relacionados ao tema e transformá-los em planos de aula, sequências de atividades ou conteúdos digitais. As inscrições estão abertas a participantes de todo o Brasil e são gratuitas.
Os trabalhos concorrem em três categorias: Na sala de aula, Além da sala de aula e No digital. Um terço dos prêmios será destinado exclusivamente a educadores ou grupos indígenas.
Segundo a fundadora e diretora do museu, Karen Worcman, a iniciativa reforça a missão da instituição de democratizar o acesso à memória social e estimular a reflexão sobre diversidade, identidade e cidadania nas novas gerações.
As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de novembro pelo site oficial do Museu da Pessoa. Os resultados serão divulgados um mês após o encerramento das inscrições.