MP contesta lei da AL que dá nome de Silvio Fávero a prédio de fórum em Lucas do Rio Verde

PGJ contesta lei de autoria do Legislativo que dá nome a prédio do fórum

Fonte: Da Redação

Silvio Favero

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, requereu nesta segunda-feira (11), em pedido liminar, a suspensão da Lei Estadual 11.685/2022 que nomeia a sede do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde com o nome do falecido deputado Silvio Fávero. O Ministério Público Estadual não é contra a homenagem, mas argumenta que, ao apresentar o projeto de lei concedendo a honraria, o Poder Legislativo interferiu na autonomia administrativa e na reserva de iniciativa de lei concedida ao Poder Judiciário como decorrência do seu poder de autogoverno e gestão.

“A Ação Direta de Inconstitucionalidade se presta tão somente à análise da relação de compatibilidade vertical da norma questionada com a Constituição Estadual, e não se presta à análise e juízo de valor sobre a escolha do nome, pelo parlamento, à sede do Fórum de Lucas do Rio Verde”, esclareceu o procurador-geral de Justiça.

[Continua depois da Publicidade]
forum
Fórum de Lucas do Rio Verde foi inaugurado em 2020 — Foto: TJMT

Segundo ele, em razão da autonomia administrativa concedida pela norma constitucional, somente o Poder Judiciário pode apresentar iniciativa de lei para nominar as suas sedes na primeira e segunda instâncias. “A Assembleia Legislativa não pode, em nosso regime constitucional, invadir a esfera de autonomia administrativa concedida ao Poder Judiciário mato-grossense, atribuindo, especificamente e de modo individualizado, a determinado prédio público onde funciona a sede do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde, denominação concreta, por ofensa ao postulado constitucional da independência e harmonia entre os poderes”, escreveu.

Na análise de mérito, o MPMT requer a declaração de inconstitucionalidade da Lei Estadual nº 11.685/2022. A ação foi distribuída ao desembargador Rui Ramos Ribeiro.

[Continua depois da Publicidade]

Silvio Fávero

Silvio Fávero era advogado, empresário e produtor rural em Lucas do Rio Verde.

Antes de assumir uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Fávero ingressou na vida política ao concorrer a prefeitura ao lado do ex-prefeito Flori Luís Binotti.

O deputado começou a trabalhar aos nove anos de idade, para ajudar no sustento da família com cinco irmãos. À época, trabalhava, como feirante subindo e descendo as ladeiras de Porecatu, no interior do Paraná.

O Fórum

A nova sede do Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde foi construída graças a um convênio entre a prefeitura do município e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O prédio está construído em uma área de 25,6 mil metros quadrados, a área construída inicialmente é de 5 mil metros quadrados. No entanto, o prédio é modular e pode ser expandido.

O terreno foi doado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, o prédio foi inaugurado em 11 de dezembro de 2020 e passou a funcionar em 25 de janeiro de 2021 na extensão da Avenida Brasil.

Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde pode receber nome de Sílvio Fávero

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .