MEC trabalha em ações para fortalecer a educação ambiental

Pasta tem apoiado formação de profissionais de educação e atuado na retomada da temática, por meio da estruturação de uma política nacional de educação escolar

Fonte: AgênciaGov

MEC trabalha em ações para fortalecer a educação ambiental - Foto: Freepik
MEC trabalha em ações para fortalecer a educação ambiental - Foto: Freepik

Nesta quarta-feira (5/6), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de chamar atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Em 2024, a Política Nacional de Educação Ambiental completa 25 anos. Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com os sistemas de ensino, tem empreendido esforços para integrar a educação ambiental de modo permanente e contínuo em todos os níveis e modalidades de ensino.

Atualmente, a Pasta trabalha na retomada da educação ambiental, por meio da estruturação de uma política nacional de educação ambiental escolar. Para tanto, algumas ações já estão em andamento, como o apoio ao curso Territorialização da Educação Ambiental e Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Currículo, destinado à formação de profissionais de educação das secretarias de educação municipais e estaduais. O curso é desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg), com o apoio do MEC e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Além disso, a Pasta tem apoiado a estruturação da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A ideia é transformar o Brasil com educação e justiça climática, bem como criar incidência no Censo Escolar para expandir a produção de dados sobre educação ambiental. Outra iniciativa é a promoção de cursos de aperfeiçoamento de educação ambiental com ênfase na justiça climática, para docentes e coordenadores pedagógicos que atuam com educação infantil, ensino médio e ensino fundamental no País.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

As ações do MEC visam reiterar o compromisso em educar ambientalmente, considerando a diversidade das comunidades escolares e dos povos. O enfoque é a formação de docentes e coordenadores que atuam com ensino médio, além da elaboração de programas com foco nas juventudes, nos adolescentes e nas crianças.

De acordo com a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo, é preciso inserir a educação ambiental, enquanto uma temática educacional, no âmbito da política educacional, como parte do cumprimento do direito à educação, público e subjetivo. “Isso significa assumir que a educação ambiental é educação ambiental escolar, que foi o mesmo passo dado, por exemplo, pela educação quilombola e pela indígena”, concluiu.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por: Ministério da Educação (MEC)

Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, signos, horóscopo e oráculos. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.