Justiça mantém gestão do sambódromo com prefeitura do Rio

Tribunal de Justiça do Rio decidiu, por unanimidade, manter o controle do Sambódromo com o município, suspendendo a lei estadual.

Fonte: CenárioMT

O Sambódromo da Marquês de Sapucaí vazio às vésperas do Carnaval 2021, que teve o desfile das escolas de samba cancelado devido à pandemia da Covid-19.
Justiça mantém gestão do sambódromo com prefeitura do Rio - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu, por unanimidade, manter sob responsabilidade da prefeitura a gestão do Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A decisão suspende os efeitos de uma lei estadual que transferia a administração do espaço para o governo do estado.

A deliberação ocorreu nesta segunda-feira (28) no Órgão Especial do TJ-RJ, composto pelos 25 desembargadores mais antigos. Todos acompanharam o voto do relator, desembargador Benedicto Abicair.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o relator, a lei fere o pacto federativo, a separação de Poderes, o direito de propriedade e o devido processo legal.

“A concessão da medida cautelar é, portanto, imperiosa para recompor a segurança jurídica e assegurar a ordem administrativa e institucional”, afirmou Abicair.

O magistrado também destacou que a Constituição do Estado do Rio de Janeiro, em alinhamento com a Constituição Federal, garante a autonomia política, administrativa e financeira dos municípios, o que inclui a competência para legislar sobre assuntos de interesse local.

[Continua depois da Publicidade]

“Não há dúvida de que a gestão e o domínio do patrimônio municipal se inserem umbilicalmente no conceito de interesse local”, pontuou o desembargador.

Com isso, o Sambódromo permanece sob gestão municipal até que o Tribunal de Justiça julgue a constitucionalidade da lei estadual. No último dia 17 de julho, a prefeitura do Rio já havia obtido uma liminar que suspendia os efeitos da norma legislativa.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.