Justiça confirma que área do Cristo Redentor pertence à União

Decisão da Justiça Federal no Rio reconhece domínio da União sobre o terreno do Corcovado, encerrando disputa judicial com a Mitra Arquiepiscopal.

Fonte: CenárioMT

Cristo Redentor localizada no topo do morro do Corcovado
Justiça confirma que área do Cristo Redentor pertence à União - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Justiça Federal no Rio de Janeiro decidiu que a área do Alto Corcovado, onde está localizado o Cristo Redentor, é de propriedade da União. A sentença reafirma a reintegração de posse em favor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), encerrando a disputa movida pela Mitra Arquiepiscopal do Rio desde 2020.

A entidade religiosa alegava ser a legítima detentora do terreno com base em um aforamento emitido pela União em 1934 e uma cessão gratuita de 1981. No entanto, a Justiça entendeu que os documentos não abrangem a área onde está o monumento e que perderam validade. A carta de aforamento referia-se a um terreno de 477,54 m², distante do pedestal da estátua e das lojas comerciais.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), responsável pela defesa do ICMBio, o aforamento foi invalidado pela falta de pagamento do foro, e o termo de cessão foi revogado oficialmente em 1991.

Na sentença proferida em 23 de junho, a juíza Maria Alice Paim Lyard, da 21ª Vara Federal, afirmou que “não há comprovação do direito real de domínio útil sobre os imóveis” pela Mitra. A decisão também impõe à instituição o pagamento das custas processuais, honorários periciais e advocatícios.

[Continua depois da Publicidade]

A magistrada destacou ainda que a construção do monumento pela Igreja, sem apoio do poder público, não garante direitos sobre o terreno. O local integra o Parque Nacional da Tijuca, e a liberação da área é considerada estratégica para ações de revitalização que visam melhorar segurança, acessibilidade e conforto aos visitantes.

A decisão ainda cabe recurso. Ocupantes das lojas comerciais entraram com embargos de declaração, que aguardam julgamento.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.