A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta terça-feira (22) os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. Lançada em 2024, a premiação busca valorizar a produção científica, técnica e profissional brasileira, reforçando a importância desses campos para o desenvolvimento do país.
“Estamos muito entusiasmados com a proximidade da grande cerimônia de premiação. O Jabuti Acadêmico representa uma importante forma de reconhecimento das obras acadêmicas que tanto nos orgulham”, declarou Sevani Matos, presidente da CBL.
A premiação está dividida em dois grandes eixos: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais. O primeiro contempla 23 áreas do conhecimento, como Artes, Direito, Economia e Geografia. Já o segundo destaca categorias como divulgação científica, ilustração e tradução.
A cerimônia de entrega está marcada para o dia 5 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Os autores vencedores receberão a estatueta do Jabuti Acadêmico e um prêmio de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também serão agraciadas com uma estatueta.
Homenagens especiais
O prêmio reconheceu a obra Metodologia do Trabalho Científico, de Antônio Joaquim Severino, como o Livro Acadêmico Clássico. Com 50 anos de publicação, a obra continua sendo uma referência para universitários brasileiros.
Além disso, o sociólogo José de Souza Martins foi escolhido como a Personalidade Acadêmica do ano, em reconhecimento ao conjunto de sua contribuição intelectual.














