Governo cria 6,7 mil vagas na rede federal de ensino superior

O governo federal anuncia a abertura de mais de seis mil cargos em universidades e institutos federais para professores e técnicos-administrativos.

Fonte: CenárioMT

Governo cria 6,7 mil vagas na rede federal de ensino superior
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O governo federal aprovou a criação de 6.737 cargos para professores e técnicos-administrativos em universidades e institutos federais, conforme portaria publicada nesta quarta-feira (15).

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério da Educação (MEC), desde 2023, cerca de 15 mil novas vagas foram abertas nas instituições federais de ensino, com o objetivo de expandir e modernizar a rede de ensino superior.

[Continua depois da Publicidade]

Os cargos incluem vagas para o banco de professor-equivalente de magistério superior, abrangendo professores efetivos, substitutos e visitantes. As áreas contempladas incluem engenharia, saúde e tecnologia.

Outra parte das vagas destina-se ao banco de professor-equivalente da carreira do ensino básico, técnico e tecnológico, distribuídas entre professores efetivos, substitutos e visitantes, que atuarão em cursos de base tecnológica e em novos campi dos institutos federais.

[Continua depois da Publicidade]

Além disso, há oportunidades para atualização do quadro de técnicos-administrativos, com a quantidade de vagas definida conforme demandas de cada instituição e critérios técnicos dos ministérios.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.