Viúva de militante da ditadura receberá indenização histórica

Após anos de batalha judicial, a viúva de José Carlos Mata Machado terá direito a R$ 590 mil por danos morais decorrentes da morte do marido durante a ditadura.

Fonte: CenárioMT

Viúva de militante da ditadura receberá indenização histórica
Viúva de militante da ditadura receberá indenização histórica - Foto: Agência Brasil

A família de José Carlos Mata Machado, conhecido como Zé Carlos, que morreu durante a ditadura militar, receberá indenização de R$ 590 mil por danos morais. O pagamento será feito pela União após a conclusão do processo na Justiça Federal de Minas Gerais.

A beneficiária será a viúva de Zé Carlos, Maria Madalena Prata Soares, de 78 anos. A sentença foi definida em 2023, coincidindo com os 50 anos do assassinato, ocorrido em 1973.

[Continua depois da Publicidade]

A ação foi movida em 1999 pelo escritório Diamantino Advogados Associados. Após a rejeição de recursos, a ação entrou na fase de cumprimento de sentença, que já foi finalizada.

Zé Carlos foi torturado e morto em 28 de outubro de 1973, no Recife, no Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (Doi-Codi).

[Continua depois da Publicidade]

Militante da Ação Popular Marxista-Leninista (APML), ele já havia sido preso em 1968 durante o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Ibiúna (SP), permanecendo 8 meses nas celas do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) de Belo Horizonte.

O jovem também ocupou a vice-presidência da UNE, após ter presidido o Centro Acadêmico de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde ingressou em 1964 como primeiro colocado no vestibular.

Segundo o advogado Eduardo Diamantino, a justiça foi feita, embora tardia.

“É notável a demora para um desfecho. Ainda que tardia, foi feita justiça à família. Há vasta jurisprudência que considera imprescritíveis as ações indenizatórias por atos contra direitos fundamentais cometidos por agentes do Estado”, afirmou.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.