Supremo condena Braga Netto a 26 anos de prisão pela trama golpista

O STF decidiu pela condenação do general Braga Netto, ex-candidato a vice-presidente em 2022, a 26 anos de prisão em regime fechado.

Fonte: CenárioMT

Supremo condena Braga Netto a 26 anos de prisão pela trama golpista
Supremo condena Braga Netto a 26 anos de prisão pela trama golpista - Foto: Isac Nóbrega/PR

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (11) o general da reserva Braga Netto a 26 anos de prisão em regime fechado, no julgamento relacionado à trama golpista investigada pela Corte.

Ex-candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, Braga Netto está preso desde dezembro do ano passado, acusado de tentar obstruir as investigações sobre a tentativa de golpe destinada a impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

[Continua depois da Publicidade]

A decisão foi tomada após o colegiado iniciar a fase de dosimetria das penas dos oito réus envolvidos. Mais cedo, por 4 votos a 1, o STF já havia condenado os acusados por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Braga Netto teria atuado na elaboração do chamado plano Copa 2022, uma operação clandestina que previa até o sequestro e assassinato do ministro Alexandre de Moraes.

[Continua depois da Publicidade]

Em delação premiada, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e também réu, afirmou que Braga Netto lhe entregou dinheiro em uma sacola de vinho para financiar ações relacionadas ao plano golpista.

Matéria em atualização

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.