STM analisará perda de patente de Bolsonaro e militares condenados

O STF decidiu que o Superior Tribunal Militar julgará a eventual perda de patente de Bolsonaro e outros militares condenados por participação na trama golpista.

Fonte: CenárioMT

STM analisará perda de patente de Bolsonaro e militares condenados
STM analisará perda de patente de Bolsonaro e militares condenados - Foto: Divulgação/CNJ

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (11) que o Superior Tribunal Militar (STM) será responsável por julgar a perda de patente dos militares das Forças Armadas condenados na ação penal sobre a trama golpista.

Com a decisão, o ex-presidente Jair Bolsonaro, capitão da reserva do Exército, além dos generais Augusto Heleno, Paulo Sergio Nogueira, Braga Netto e o almirante Almir Garnier passarão por julgamento no STM.

[Continua depois da Publicidade]

Pela Constituição, militares podem perder a patente em caso de condenação criminal superior a dois anos de prisão. Contudo, essa análise só ocorrerá após o trânsito em julgado da ação, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso.

Mauro Cid

No caso do tenente-coronel Mauro Cid, também réu e delator, a perda de patente não se aplica. Ele foi condenado a dois anos em regime aberto e beneficiado por delação premiada.

[Continua depois da Publicidade]

Delegados

O STF determinou ainda que o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem sejam desligados dos cargos de delegado da Polícia Federal. Ambos já estavam afastados, mas deverão perder definitivamente os postos em razão da condenação.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.