Moraes cobra explicações sobre escolta de Bolsonaro ao hospital

Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Penal do Distrito Federal detalhe a escolta que levou Jair Bolsonaro para atendimento médico em Brasília.

Fonte: CenárioMT

Moraes cobra explicações sobre escolta de Bolsonaro ao hospital
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (15) que a Polícia Penal do Distrito Federal apresente, em até 24 horas, um relatório sobre a escolta que levou o ex-presidente Jair Bolsonaro a um hospital em Brasília para realizar exames e procedimento médico.

Na decisão, Moraes solicitou informações sobre o veículo utilizado, os agentes envolvidos na escolta e a justificativa para o fato de Bolsonaro não ter sido levado imediatamente para casa após a liberação médica. A ordem ocorreu depois da ida do ex-presidente ao Hospital DF Star, autorizada pelo ministro, no domingo (14).

[Continua depois da Publicidade]

Apesar de não apontar irregularidade específica, a determinação levantou questionamentos sobre a conduta da Polícia Penal. Após deixar o hospital, Bolsonaro permaneceu no local enquanto seu médico concedia entrevista coletiva, momento em que foi recebido com aplausos por apoiadores.

Prisão domiciliar

Desde 4 de agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por decisão de Moraes, que também restringiu visitas e impôs o uso de tornozeleira eletrônica. As medidas foram adotadas após o ministro entender que o ex-presidente utilizou perfis de familiares em redes sociais para burlar proibição judicial.

[Continua depois da Publicidade]

O caso está vinculado ao inquérito que investiga a atuação de Bolsonaro e de seu filho, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em articulações junto ao governo dos Estados Unidos. A apuração aponta tentativa de promover retaliações contra o governo brasileiro e ministros do STF.

Na semana passada, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro e outros sete réus a mais de 27 anos de prisão pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, entre outros.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.