O ministro Luiz Fux iniciou nesta terça-feira (11) sua participação na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, após deixar a Primeira Turma. A mudança marca um novo capítulo em sua atuação dentro da Corte.
Ao chegar ao novo colegiado, Fux foi homenageado pelos ministros, recebendo elogios do presidente da turma, Gilmar Mendes, com quem já protagonizou divergências em sessões anteriores. Mendes destacou a trajetória do colega e lembrou decisões relevantes do grupo, como as que apontaram abusos cometidos por Sergio Moro durante a Operação Lava Jato.
Gilmar Mendes afirmou que Fux assume responsabilidades consideradas históricas para a proteção da democracia constitucional no país.
Antes de migrar para a Segunda Turma, Fux votou pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro em ação relacionada à trama golpista e pediu vista no processo que tornou Moro réu por calúnia contra Mendes.
Durante sua fala de boas-vindas, Fux ressaltou que pretende contribuir com a aplicação dos precedentes jurídicos para fortalecer a segurança jurídica, embora não descarte divergências pontuais entre os ministros.
A Segunda Turma é composta pelos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e agora Luiz Fux.


















