Presidente da Conafer é preso em CPMI do INSS por falso testemunho

Carlos Roberto Ferreira Lopes foi detido após depoimento de mais de nove horas na CPMI do INSS, mas acabou liberado ainda durante a madrugada.

Fonte: CenárioMT

Presidente da Conafer é preso em CPMI do INSS por falso testemunho
Foto: Lula Marques/ Agência Braasil.

O presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, foi preso na madrugada desta quarta-feira (30) sob acusação de falso testemunho, após prestar mais de nove horas de depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura descontos irregulares em benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Logo após a prisão, ele foi liberado na delegacia da Polícia Legislativa do Senado. A assessoria do Senado não informou se houve pagamento de fiança para a soltura.

Lopes havia sido convocado como testemunha, o que o obrigava a falar a verdade. Parlamentares o acusaram de mentir em várias respostas, levando o presidente da Comissão, senador Carlos Vianna (Podemos-MG), a ordenar sua prisão. “Ele mentiu deliberadamente à CPMI. Tentou nos convencer de que era uma operação legal, mas sabemos que se trata de lavagem de dinheiro dos aposentados”, declarou Vianna.

Contradições

Segundo Vianna, o dirigente omitiu informações e entrou em contradição ao tratar do aumento da arrecadação da Conafer, de seu patrimônio pessoal e da participação de sócios na entidade. Lopes negou envolvimento em fraudes e afirmou que a Conafer está aberta a prestar todos os esclarecimentos. “Tanto eu quanto a confederação estamos à disposição para entrega de documentos e esclarecimentos sempre que solicitado”, disse antes de ser detido.

Investigações da Polícia Federal indicam que a Conafer é uma das entidades com maior volume de descontos de aposentados. Entre 2019 e 2024, a arrecadação anual teria saltado de R$ 6,6 milhões para mais de R$ 40 milhões.

Até o fechamento da reportagem, a defesa de Lopes e a assessoria da Conafer não haviam se manifestado.

Segunda prisão

Esta foi a segunda prisão durante os trabalhos da CPMI do INSS. A primeira ocorreu com o empresário Rubens Oliveira Costa, acusado do mesmo crime de falso testemunho. Costa é apontado como sócio de Antônio Carlos Antunes, o “Careca do INSS”, suspeito de operar o esquema de corrupção. Ele nega envolvimento irregular e afirma ter prestado apenas serviços legais. Assim como Lopes, foi solto poucas horas após a ordem de prisão.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.