CPMI confirma depoimento de Careca na próxima quinta-feira

A comissão que apura fraudes contra beneficiários do INSS vai ouvir Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, nesta quinta-feira (25).

Fonte: CenárioMT

CPMI confirma depoimento de Careca na próxima quinta-feira
CPMI confirma depoimento de Careca na próxima quinta-feira - Foto: Linkedin/Reprodução

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga descontos irregulares em benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) confirmou o depoimento de Antônio Carlos Camilo Antunes, apelidado de Careca do INSS, para a próxima quinta-feira (25). O anúncio foi feito pelo presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), nesta segunda-feira (22).

Segundo Viana, a presença foi acordada com a defesa do investigado. O depoimento estava inicialmente marcado para o dia 15, mas foi adiado após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, que definiu como opcional a participação do investigado na CPMI.

Nesta segunda-feira, os parlamentares ouviram o empresário Rubens Oliveira Costa, apontado como possível sócio de Antunes. Embora convocado como testemunha, ele obteve habeas corpus concedido pelo ministro Luiz Fux, garantindo o direito de não responder a perguntas que pudessem incriminá-lo, além de proteção contra eventual ordem de prisão em caso de silêncio.

Durante sua declaração inicial, Costa afirmou ter deixado o cargo de diretor financeiro das empresas de Antunes, incluindo a Vênus Consultoria, no início de 2024. Ele negou envolvimento em pagamento de propina e refutou a condição de sócio do investigado.

“Jamais fui sócio de qualquer negócio com Antônio Camilo. Atuei apenas como administrador financeiro em quatro de suas empresas”, disse. O empresário ressaltou que a confusão pode ter surgido pelo fato de seu nome constar nos estatutos sociais, mas reforçou não ter sociedade com Antunes.

Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.